Alcolumbre não vê prioridade para veto de aumento de deputados

Alcolumbre não vê prioridade para veto de aumento de deputados

Alcolumbre "não tem urgência" em analisar veto presidencial


Senadores indicam que o presidente do Congresso não vê como prioridade a análise do veto de Lula ao aumento do número de deputados federais.

O presidente do Congresso, Davi Alcolumbre (União-AP), indicou a senadores que não pretende se empenhar para derrubar o veto do presidente Lula ao projeto que aumentava o número de deputados federais. A atribuição de convocar sessão para analisar o veto é do parlamentar que também é presidente do Senado. De acordo com informações do jornalista Igor Gadelha, do 'Metrópoles', líderes do Centrão apontam que o veto não deve ser uma prioridade para Alcolumbre na volta do recesso parlamentar.

Segundo aliados, Alcolumbre "não tem urgência" em pautar o veto e deixará o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), articular os votos para derrubar a decisão de Lula. Para que um veto presidencial seja derrubado, é preciso que a maioria absoluta de deputados federais (257) e senadores (41) votem pela derrubada dele, em votação computada separadamente. Caso uma das duas Casas Legislativas não alcance votos suficientes para derrubar, o veto é mantido.

Vale lembrar que, após aprovação da medida na Câmara, Davi Alcolumbre chegou a afirmar que ele iria promulgar o aumento no número de deputados. "Se chegar [para promulgação] às 10h da manhã, será promulgado 10h01", disse o senador na ocasião.

Congressistas de direita e centro estão sendo duramente criticados por seguirem com medidas no sentido oposto aos pedidos pela população. O aumento do número de deputados iria aumentar os gastos públicos do governo.

Alcolumbre e Motta silenciam após Trump anunciar tarifas e citar Bolsonaro. Trump decidiu impor uma sobretaxa de 50% ao Brasil e citou Bolsonaro na carta enviada ao governo brasileiro - o documento foi depois devolvido. Essa foi a maior tarifa extra entre as 21 anunciadas pelo americano nesta semana.