Guerra política decidirá se em Alagoas serão 27 ou 24 deputados estaduais

Caso se confirme tal decisão, Alagoas também perde uma vaga de federal. Sempre avisamos por avistarmos Bruno Toledo como candidato a governador de Marcelo Victor, e do grupo.

Guerra política decidirá se em Alagoas serão 27 ou 24 deputados estaduais

Na Guerra Política dentro do nosso sistema político – o congressismo – governo do Congresso e não do Presidencialismo, deve sair a decisão sendo que em Alagoas as eleições de 2026 serão para 24 ou 27 vagas na assembleia legislativa do estado – ALE?

Pois todo esse imbróglio se projeta pelas decisões entre o governo Lula e o Congresso – Câmara Federal e Senado da República – que puxaram para si a responsabilidade sobre o aumento do IOF – Imposto Sobre Operações Financeiras – e, aumentado ainda mais o número de deputados federais de 513 para 531, inversão dos números 13 para 31, o que implica também em aumento no número de deputados estaduais para alguns estados, e redução das vagas existentes para outros estados, caso de Alagoas que diminui de 27  para 24 deputados.

Caso esse fato venha a alterar o número de cadeiras da ALE no estado, três cadeiras terão que desaparecer da galeria das atuais. O que em tese já se avista com as possíveis desistências de Bruno Toledo, Carla Dantas e Breno Albuquerque, o que põe ainda mais azeite na fervura por uma vaga. Três terão que sair e três novos lutarão para entrar. É disputa para quem tem pano para as mangas.

Como tudo isso pode ficar depois de 2026, a campanha para a ALE será de fato uma Guerra Fria até meados de 26, mas com muito calor no período eleitoral. Os 45 dias de campanha de fato e de direito.

Creditos: Professor Raul Rodrigues