Terremoto de 7,3 no Alasca aciona alerta de tsunami
17/07/2025, 08:58:41Impacto do terremoto no Alasca
Um terremoto de magnitude 7,3 atingiu a costa sul do Alasca, nos Estados Unidos, às 17h37, no horário de Brasília (12h37, no horário local), nesta quarta-feira (16). O tremor acionou um alerta de tsunami para uma faixa de cerca de 1.100 quilômetros, segundo o Centro Nacional de Alerta de Tsunamis dos EUA.
A medida levou cidades como Kodiak, Unalaska e King Cove a ordenar que moradores em áreas baixas se deslocassem para pontos mais altos. Até uma hora após o tremor, não havia registro de danos, conforme a Divisão de Gerenciamento de Emergências do estado.
Recomendações das autoridades
O epicentro foi localizado próximo à Ilha Popof, onde está a comunidade de Sand Point, com cerca de 580 habitantes. O porta-voz Jeremy Zidek informou que, embora tremores anteriores na região não tenham causado ondas significativas, o alerta foi tratado com seriedade. “Estamos seguindo os procedimentos e garantindo que as comunidades sejam notificadas para que possam ativar suas rotas de evacuação”, declarou Zidek.
Em Kodiak, cidade com cerca de 5.200 habitantes, a recomendação foi para que os moradores deixassem as áreas costeiras imediatamente. Em Unalaska, com cerca de 4.100 residentes, autoridades pediram que a população se deslocasse a cerca de 15 metros acima do nível do mar e a 1,6 km para o interior. Já em King Cove, que abriga cerca de 870 pessoas na Península do Alasca, também houve orientação para evacuação.
Monitoramento de riscos
O Departamento de Gerenciamento de Emergências do estado de Washington chegou a avaliar possíveis riscos à sua costa, mas descartou qualquer perigo após a análise de dados de boias de monitoramento. “Os sensores agora indicam que NÃO HÁ PERIGO para o nosso litoral”, informou o órgão, por meio da rede social X.