Nas mãos dos empresários a saída para a crise política dos tarifaços
16/07/2025, 08:31:38A crise existe e não se trata de ameaças, São trocas de posições radicais em mesma intensidade com sentidos contrários. Riscos para todos.
Uma definição clara a cada tempo. Em crises de setores a solução pode vir da política, mas quando a crise é política, a solução pode vir dos afetados. Assim parece ser a melhor saída por sugestões dos empresários atingidos pela crise do tarifaço de Donald Trump ao Brasil.
Caso os políticos envolvidos – Lula como presidente do Brasil, “Bolsonaro” como “perseguido”, e Donald Trump como seu padrinho, alguém que já o acolheu em tempos de fuga, não consigam resolver as queixas em função das quedas de receitas nas contas do setor empresarial, exportação sobretaxada, os próprios empresários buscarão meios para equacionar a crise que eles não criaram.
Entre negócios tudo pode acontecer: o encontro de um sabido e um tolo, quando grandes negócios são feitos, ou o encontro de dois sabidos, quando os dois resolvem ganhar. De outra forma de negócio entre partes não se tem conhecimento. Nem nas trocas quando todos acham que saíram ganhando, muito embora trocas iguais não existam.
Na primeira pesquisa sobre o tarifaço de Trump ao Brasil, da Atlas-intel Bruno Berg, indica que mais de 60% dos brasileiros aprovam a política externa do país, e mais de 63% têm visão negativa sobre Donald Trump, e mais de 44% acham que a resposta do Lula III ao tarifaço foi adequada.
Já em reunião com empresários da exportação com o vice-presidente Geraldo Alckmin de maioria bolsonarista disse que não precisava ser chamada para a reunião com o governo, todavia os líderes do setor foram todos ao encontro de Alckmin e também pediram que o governo negocie uma suspensão de 90 dias antes de qualquer negociação. Mas em 1° de agosto o Brasil responderá aos Estados Unidos com a Lei da reciprocidade.
Enquanto isso, Bolsonaro diz que já resolveu a crise entre o seu filho Eduardo, e Tarcísio de Freitas, e que poderia resolver tal crise com Donald Trump, mas esqueceu que nem passaporte tem para sair do país.
Já os produtos brasileiros nos Estados Unidos já aumentaram de preços por lá, dados da inflação anunciada ontem, antes mesmo do novo tarifaço de Trump, vindo dos empresários brasileiros e dos estadunidenses uma luz no fim do túnel na loucura dos políticos. Resumo de Genésio de Araújo Júnior – direto de Brasília.