Relatório preliminar da Air India aponta problemas técnicos

Relatório preliminar da Air India aponta problemas técnicos

Introdução ao Acidente

O Departamento de Investigação de Acidentes Aeronáuticos (AAIB) da Índia divulgou na sexta-feira (11) o relatório preliminar sobre a queda do avião AI 171 da Air India, ocorrida em 12 de junho na cidade de Ahmedabad. As informações são do jornal "Times of India".

Causas do Acidente

De acordo com o relatório, os motores N1 e N2 apresentaram redução de velocidade logo após a decolagem, resultado direto da interrupção no fornecimento de combustível. A gravação de áudio da cabine captou o momento em que um dos pilotos questiona o colega sobre a razão do corte, recebendo como resposta uma negativa, indicando que ele não teria realizado a ação.

Sistemas de Emergência

O relatório também indica que a Ram Air Turbine (RAT), sistema de emergência responsável por fornecer energia quando os motores falham, foi acionado logo após a decolagem. A medida emergencial confirma que a aeronave perdeu energia em seus sistemas principais. Enquanto isso, tentativas foram feitas para religar os motores. O Motor 1 chegou a ser reativado, mas o Motor 2 permaneceu inoperante, mesmo após várias tentativas de reabastecimento de combustível.

As Decisões Críticas Durante o Voo

Os investigadores também identificaram um corte de energia em voo, constatado a partir da análise dos dados de bordo que mostraram os flaps (dispositivos localizados nas asas) e o trem de pouso ajustados para a configuração padrão de decolagem, enquanto as alavancas de propulsão estavam em marcha lenta no momento do impacto — mesmo após terem sido previamente configuradas para potência máxima.

Análise de Manutenção da Aeronave

Em relação à manutenção, o relatório preliminar indicou que as últimas inspeções foram concluídas quando a aeronave acumulava 38.504 horas de voo e 7.255 ciclos. A próxima verificação de grande porte estava programada para ocorrer em dezembro de 2025. Os motores da aeronave também haviam sido trocados recentemente: o motor esquerdo foi instalado em 1º de maio de 2025 e o direito, em 26 de março do mesmo ano.

Falhas Identificadas

No momento do acidente, quatro falhas catalogadas na Lista de Equipamentos Mínimos (MEL) da categoria “C” estavam ativas na aeronave. Registradas em 9 de junho, essas falhas tinham validade até 19 de junho e envolviam o sistema de vigilância da porta da cabine, a funcionalidade do mapa do aeroporto, a rede principal da aeronave e a impressora da cabine de comando.