Uma boa polêmica quanto à culpa ser de outrem e não da prefeitura

Fazer politicagem com erros e falhas de outrem como se da prefeitura fossem é prática de quem desconhece o mínimo da coerência sobre responsabilidades. Outro erro gravíssimo, se premitir caminhões de alta tonelagem no Centro Histórico. Com a resposta a SMTT.

Uma boa polêmica quanto à culpa ser de outrem e não da prefeitura

Temos visto, lido e ouvido críticas, até duríssimas críticas, quanto a alguns fatos acontecidos no centro da cidade – ruas esburacadas por outros órgãos – que não da prefeitura, como Águas do Sertão e o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco – CBHSF – atribuídas como sendo parte da prefeitura de Penedo. E os fatos não são bem assim.

Quem abriu a Rua Jose Coelho para serviços de saneamento básico no Centro Histórico de Penedo não foi a prefeitura. Foi o CBHSF – Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco – e todo povo sabe disso. 

Se algo deu errado, aí sim, pode-se e deve-se cobrar da prefeitura a cobrança pela fiscalização dos serviços realizados. Mas a recuperação dos serviços com erros ou graves falhas cabe à empresa contratada para a realização da obra consertar o seu erro.

Em outras áreas – serviços prestados pela CONASA Águas do Sertão – cabe à prefeitura de Penedo por meio dos seus órgãos, fiscalizar e autuar a empresa pelos serviços de baixíssimas qualidades. Aí sim, deve-se e pode-se cobrar a responsabilização pela não fiscalização durante e depois dos serviços, mas não a obrigação de consertar ou refazer os serviços. 

Até para se cobrar responsabilidades deve-se ter conhecimento dos fatos e coerência com o que se fala e escreve.         

Creditos: Professor Raul Rodrigues