Trump impõe tarifa de 50% ao Brasil a partir de agosto
10/07/2025, 19:31:58Tarifa de 50% sobre produtos brasileiros
Em carta, Donald Trump ataca a soberania brasileira, critica a Justiça e faz defesa de Jair Bolsonaro para justificar transações comerciais com o Brasil; o norte-americano alega que o Brasil cobra "tarifas injustas" aos Estados Unidos.
Na tarde desta quarta-feira, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou que seu governo cobrará do Brasil uma tarifa de 50% sobre os produtos exportados aos Estados Unidos a partir de 1º de agosto.
O norte-americano alegou que o Brasil não cobrava tarifas justas aos Estados Unidos, mas em carta enviada ao presidente Luís Inácio Lula da Silva, justificou sua posição dando ênfase na defesa do ex-presidente do Brasil Jair Bolsonaro. Anteriormente, Trump decidiu criticar os países do grupo de nações emergentes Brics, do qual o Brasil é uma parte importante, onde passou a reforçar as ameaças de imposição de tarifas após reunião do grupo no Brasil. Trump alegou que havia uma tentativa de enfraquecer o dólar, uma vez que os países do Brics negociam em suas moedas, não com a norte-americana.
A Casa Branca justifica a nova ameaça de tarifas ao Brasil como retaliação à Justiça brasileira por decisões contra empresas de mídia e redes sociais dos Estados Unidos, que se posicionaram contra a soberania brasileira.
Conteúdo da carta enviada por Trump
Trump mencionou: "Conheci e lidei com o ex-presidente Jair Bolsonaro, e o respeitei muito, assim como a maioria dos outros Líderes de Países. A forma como o Brasil tratou o ex-presidente Bolsonaro, um líder altamente respeitado em todo o mundo durante seu mandato, inclusive pelos Estados Unidos, é uma vergonha internacional. Este julgamento não deveria estar acontecendo. É uma caça às bruxas que deve acabar IMEDIATAMENTE!"
Ele continuou: "Devido em parte aos ataques insidiosos do Brasil às eleições livres e aos direitos fundamentais de liberdade de expressão dos americanos (conforme recentemente ilustrado pela Suprema Corte brasileira, que emitiu centenas de ordens de censura SECRETAS e ILEGAIS às plataformas de mídia social dos EUA, ameaçando-as com milhões de dólares em multas e despejo do mercado de mídia social brasileiro), a partir de 1º de agosto de 2025, cobraremos do Brasil uma tarifa de 50% sobre todo e qualquer Produto brasileiro enviado para os Estados Unidos, desvinculados de todas as Tarifas Setoriais. As mercadorias transbordadas para fugir desta Tarifa de 50% estarão sujeitas a essa Tarifa mais elevada."
Além disso, Trump afirma que tiveram anos para discutir a relação comercial com o Brasil e concluiu que devem se afastar da relação comercial de longa data, que considera injusta gerada pelas políticas tarifárias e não-tarifárias e pelas barreiras comerciais do Brasil. Ele conclui que, embora o número de 50% seja "muito menor do que o necessário para termos condições de concorrência equitativas", é necessário para retificar as injustiças do regime atual.
O presidente também destacou que as tarifas poderiam ser revisadas conforme as decisões brasileiras, afirmando: "Por favor, entenda que essas tarifas são necessárias para corrigir os muitos anos de políticas tarifárias e não-tarifárias e barreiras comerciais do Brasil, causando déficits comerciais insustentáveis contra os Estados Unidos."
Ele alertou sobre a ameaça à economia e segurança nacional dos EUA, dizendo ainda que está instruindo o representante comercial americano a iniciar uma investigação da Seção 301 do Brasil.
Trump encerra sua carta pedindo: "Se você deseja abrir seus mercados comerciais até então fechados para os Estados Unidos e eliminar suas políticas e barreiras comerciais tarifárias e não-tarifárias, talvez consideremos um ajuste nesta carta."