Aumento das temperaturas na Europa e suas consequências
10/07/2025, 14:39:04Impactos das temperaturas extremas na Europa
Em uma análise realizada pelas instituições London School of Hygiene & Tropical Medicine e Imperial College London, foi revelado que o número de mortes decorrentes das mudanças climáticas triplicou durante a recente onda de calor que afetou a Europa entre 23 de junho e 2 de julho de 2025. Os dados indicam que cerca de 2.300 pessoas faleceram devido às temperaturas extremas observadas neste período. Se não houvessem mudanças induzidas pela atividade humana, o número de mortes chegaria a apenas 800.
Dados coletados em 12 cidades europeias
Para fundamentar a pesquisa, os cientistas coletaram dados em 12 cidades europeias, utilizando uma combinação de registros de temperatura, modelagem climática e dados de mortalidade. Entre as cidades analisadas, Milão, na Itália, se destacou ao registrar o maior número absoluto de mortes estimadas, totalizando 317. Além disso, é alarmante notar que os idosos representam 80% das fatalidades associadas às altas temperaturas.
Previsões para o futuro
Os cientistas ainda fazem um alerta importante: as ondas de calor se tornarão cada vez mais frequentes, intensas e letais em função do avanço do aquecimento global. Estimativas apontam que os impactos ambientais já causaram uma onda de calor na Europa que foi entre 1 e 4°C mais quente do que as médias anteriores.
Conclusão
Esses dados alarmantes sobre os efeitos do aquecimento global e as altas temperaturas evidenciam a urgência de uma ação global efetiva. A saúde pública já está sendo seriamente afetada e a necessidade de medidas de mitigação nunca foi tão clara. Todos devem se unir na luta contra as mudanças climáticas.
Para mais informações sobre mudanças climáticas e suas consequências, continue acompanhando nossas publicações!