Registro do Sprite pela NASA
O fenômeno atmosférico incomum foi registrado diretamente do espaço por uma astronauta da NASA — agência espacial norte-americana. Nichole "Vapor" Ayers, integrante da missão atual da Estação Espacial Internacional (ISS), capturou uma impressionante imagem de um sprite, um tipo raro de descarga elétrica que ocorre acima das nuvens durante tempestades intensas. Captura do Fenômeno
"Just. Wow. As we went over Mexico and the U.S. this morning, I caught this sprite. Sprites are TLEs or Transient Luminous Events, that happen above the clouds and are triggered by intense electrical activity in the thunderstorms below. We have a great view above the clouds, so…" O registro foi feito durante a passagem da ISS sobre áreas dos Estados Unidos e México e divulgado por Ayers em sua rede social X (antigo Twitter). O fenômeno chama a atenção por sua beleza e raridade, sendo visível apenas em condições específicas, como em voos em altitudes elevadas ou, de forma privilegiada, a partir do espaço. O que são os Sprites?
Segundo o National Geographic, os sprites pertencem à categoria dos Eventos Luminosos Transientes (TLEs). Eles se formam a partir de intensas atividades elétricas nas nuvens e ocorrem entre 50 e 90 quilômetros acima das grandes tempestades. Geralmente, esses fenômenos estão associados a intensas descargas elétricas positivas entre as nuvens e o solo, surgindo como clarões amplos, porém de baixa luminosidade. A captação direta de sprites da superfície terrestre é extremamente complicada de ser realizada, o que torna o registro obtido por Ayers ainda mais valioso para a ciência e para a compreensão desses fenômenos luminosos que iluminam as camadas mais altas da nossa atmosfera.