Sete alagoanos foram campeões do mundo no futebol

Sete alagoanos foram campeões do mundo no futebol

Sete alagoanos foram campeões do mundo no futebol

Jogadores defenderam Flamengo, Corinthians, São Paulo, Inter, Porto, Real Madrid e Liverpool.

A Copa do Mundo de Clubes chega às quartas de final, e mais dois alagoanos seguem na briga para conquistar o título mais importante do futebol entre equipes. Atacante do Al-Hilal, Kaio César, de 21 anos, enfrenta o Fluminense nesta sexta-feira, às 16h (de Brasília), na disputa por uma vaga nas semifinais.

Centroavante do Palmeiras, Thalys, de 20 anos, não estreou ainda na competição, mas tem ficado no banco de reservas. O Verdão também entra em campo nesta sexta, às 22h (de Brasília), contra o Chelsea, pelas quartas de final.

Até 2024, sete jogadores nascidos em Alagoas alcançaram o feito histórico de levantar a taça do Mundial. O primeiro foi o ex-meio campista Peu, pelo Flamengo, em 1981.

Alagoano Roberto Firmino foi eleito o melhor jogador da decisão no Mundial de 2019. O último foi Roberto Firmino, com o Liverpool, em 2019. Além de autor do gol, o atacante alagoano foi eleito o melhor jogador daquela decisão, disputada no Catar.

Entre Peu e Firmino, também foram campeões o lateral-direito Índio, com o Corinthians, em 2000, o atacante Aloísio Chulapa e o meia Souza, com o São Paulo, em 2005, o meia Adriano Gabiru, autor do gol do Inter contra o Barcelona, em 2006, além do zagueiro Pepe, campeão pelo Porto em 2004 e Real Madrid, em 2014 e 2016.

Chulapa repete até hoje como foi a assistência para o gol de Mineiro contra o Liverpool na final.

— Quero agradecer a Deus apenas. Eu tava no momento certo, na hora certa e conquistei esse título pelo time que eu torcia, pelo meu Tricolor. Foi um passe de Zico, de Ronaldinho Gaúcho, de Maradona... Eu chegar ali e acertar um passe daquele... Até hoje olho pros calos dos dedos e digo que são abençoados.

Adriano viu a vida mudar radicalmente após a final contra o Barcelona, em 2006.

— O gol na final foi algo que marcou completamente a minha vida. Não imaginava nem que fosse entrar. Mas pela dedicação que eu estava tendo nos treinos, tinha uma esperança. Podia ser qualquer um que o Abel fosse colocar. Ele teve a coragem e confiou em mim. Entrei no lugar do Fernandão, que sentiu a perna, e pude ajudar.

Peu disse ter ficado chateado com a risada dos jogadores do Liverpool antes da decisão contra o Flamengo, em 1981.

— Naquele jogo, o favoritismo era deles. Nós sabíamos que eles tinham um time bom. Mas teve uma coisa que marcou bastante: um dia antes do jogo, a gente foi reconhecer o campo e, quando estava saindo, eles estavam chegando. Eles olharam pra nós e começaram a rir... Teve um deles que falou que a gente era desnutrido. Na mesma hora todos comentaram: ele vai ver amanhã. Isso nos fortaleceu e levamos pra dentro do campo. Resultado: no primeiro tempo já tava 3 a 0.

Em 2019, Firmino comemorou muito o título do Liverpool sobre o Flamengo.

— Sensação incrível. Ganhar mais um título, e é o Mundial também. Fruto do que fizemos na Champions, estávamos aqui para ganhar, queríamos ganhar muito. Não foi fácil jogar contra o Flamengo, equipe madura, vem fazendo boa temporada. Não foi fácil, estou muito feliz pela vitória. - Na jogada do gol, vi que Sadio (Mané) tinha dominado e corri. Ele passou para mim. Vi que o Rodrigo (Caio) estava vindo de vez e fui feliz no lance. Finalizei e pude ajudar.

Alagoanos campeões do mundo

  • Peu (Flamengo, 1981)
  • Índio (Corinthians, 2000)
  • Aloísio Chulapa (São Paulo, 2005)
  • Souza (São Paulo, 2005)
  • Adriano Gabirú (Internacional, 2006)
  • Pepe (Porto, 2004, e Real Madrid, 2014 e 2016)
  • Roberto Firmino (2019, Liverpool)