Hemodiálise de Penedo: uma realidade questionada por quem tenta atrasar o município
02/07/2025, 07:31:18Às 10 e 30 minutos teremos no Penedo Real uma rápida participação de Guilherme Lopes abordando a hemodiálise em Penedo. Você não pode perder.
O Centro de Hemodiálise de Penedo, tema tão badalado pela oposição penedense que vive exclusivamente do alimento venenoso contra Penedo, não deixa de ser recorrentemente levado ao povo penedense de maneira desordenada e maldosa como sendo algo virtual ou que não existe.
O tratamento de hemodiálise é um dos procedimentos médicos mais doloroso para os pacientes crônicos afetados pela imperiosa necessidade

de realizar a diálise – em palavras simples – drenagem que consiste em ser um tratamento médico usado para substituir a função dos rins quando eles não conseguem mais remover resíduos e excesso de líquidos do sangue.
E por ser tratamento de alta complexidade, o SUS não oferece em todos municípios por ter pré-requisitos especiais para a realização desse tipo de procedimento. Para tal cidades sem a oferta desse tratamento precisam ter seus pacientes transportados para as cidades referenciadas o que demanda ainda mais sofrimento para pacientes e acompanhantes.
Penedo então, depois de uma luta de décadas consegue trazer para o município a oferta da hemodiálise, pois desde 2011 que Penedo tenta conquistar esse procedimento médico para diminuir o sofrimento dos pacientes crônicos que necessitam da hemodiálise para viver dignamente. E em 2011 os então deputados federais, Alexandre Toledo e Carimbão, em reunião na residência oficial do Bispo de Penedo, na oportunidade Dom Valério Breda, tentaram trazer a hemodiálise para a cidade que comanda a 6ª Região. Infelizmente não se conseguiu.
Agora, em 2025 depois de muita luta a administração Ronaldo Lopes, em parceria com o governo do estado, gestão Paulo Dantas consegue

enfim implantar o tratamento em Penedo, contando para tanto com a participação decisiva do secretário executivo da saúde de Alagoas, Guilherme Lopes, fato e de fato conquistado e concretizado para entrar em pleno funcionamento no mês de julho, o que demanda uma série de exigências, dentre elas da visita de pacientes e familiares ao Centro de Hemodiálise para a última das etapas, que é autorização de pacientes e familiares para se iniciar o tratamento.
Em Penedo tudo está pronto para a realização de um sonho de todos os pacientes penedenses que é fazer a hemodiálise sem precisar viajar para outras cidades. Restando apenas e tão somente, a visita dos familiares e pacientes autorizando a transferência dos mesmos para se tratarem em Penedo.
Mas eis que surge então a intervenção venenosa da oposição criando fatos negativos para atrasar ainda mais o início dos tratamentos, espalhando mentiras sobre o Centro de Hemodiálise em implantação. Contudo o que será rebatido no programa Penedo Real desta quarta-feira, 02/07/25 a partir das 10 horas e 30 minutos.