Detran-AL oferece 3,5 mil vagas para 1ª habilitação gratuita

Detran-AL oferece 3,5 mil vagas para 1ª habilitação gratuita

Abertura das Inscrições para o Programa "CNH do Trabalhador"


Estão abertas as inscrições para o programa "CNH do Trabalhador", que oferta mais de 3.505 vagas para quem quer tirar a 1ª habilitação de graça em Alagoas. Os candidatos poderão escolher entre as categorias A (motocicleta) ou B (automóvel). É preciso cumprir alguns requisitos para participar do programa.

O programa custeará todas as taxas do Detran-AL, os exames clínico e psicológico, e as aulas teóricas e práticas nos Centros de Formação de Condutores (CFCs). A inscrição garante a participação do candidato no processo de seleção, que será feito por ordem cronológica de inscrição, respeitando o número de vagas de cada município.
A divulgação da lista dos aprovados ocorrerá a partir de agosto no site do Detran e no Diário Oficial do Estado de Alagoas.

Como Fazer a Inscrição


Os interessados devem se inscrever até o dia 31 de julho através do site do Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL). Veja os requisitos para se inscrever:
  • Possuir documento de identidade oficial com foto
  • Possuir CPF válido
  • Ser maior de 18 anos
  • Ter domicílio no Estado de Alagoas
  • Não ter nenhum impedimento para possuir Carteira Nacional de Habilitação
  • Possuir nível fundamental completo
  • Estar cadastrado no CadÚnico de Alagoas até 31/12/2024
  • Não estar com o serviço de 1ª habilitação em aberto ou ser permissionário penalizado

As vagas são distribuídas proporcionalmente entre os 102 municípios de Alagoas. O programa custeará todas as taxas do Detran-AL, os exames clínico e psicológico, e as aulas teóricas e práticas nos CFCs. A inscrição garante a participação do candidato no processo de seleção.

Critérios de Seleção


Caso haja empate, serão considerados os critérios de data mais antiga do CadÚnico-AL e a maior idade. A lista dos aprovados será divulgada no site do Detran e no Diário Oficial do Estado de Alagoas. O candidato deverá consultar seu nome, número de inscrição e a data permitida para abertura do serviço.