Cobra causa pânico em avião de voo na Austrália
02/07/2025, 14:39:20Um voo doméstico na Austrália foi atrasado por duas horas depois que uma cobra clandestina foi encontrada no compartimento de carga do avião, informaram autoridades nesta quarta-feira (2). As informações são do NY Post. A cobra foi descoberta na terça-feira (1), enquanto os passageiros embarcavam no voo VA337 da Virgin Australia no Aeroporto de Melbourne com destino a Brisbane, segundo o capturador de cobras Mark Pelley.
A cobra era, na verdade, uma inofensiva serpente arborícola verde de cerca de 60 centímetros. Mas Pelley contou que, ao abordá-la no porão escuro, pensou que poderia ser venenosa. 'Só depois que a capturei percebi que não era venenosa. Até aquele momento, ela parecia muito perigosa para mim', disse Pelley.
Grande parte das cobras mais venenosas do mundo são nativas da Austrália. O voo atrasou cerca de duas horas. Ao entrar no compartimento de carga, a cobra estava meio escondida atrás de um painel e poderia ter desaparecido ainda mais dentro do avião. Pelley contou que avisou um engenheiro de aeronaves e a equipe da companhia aérea que teriam de evacuar a aeronave se a cobra se perdesse dentro do avião. 'Eu disse para eles que, se não pegasse de primeira, ela se enfiaria pelos painéis e vocês teriam que evacuar o avião, porque naquela hora eu não sabia que cobra era', relatou Mark Pelley. 'Mas, felizmente, consegui capturá-la na primeira tentativa', acrescentou Pelley.
'Se eu não a pegasse de primeira, os engenheiros e eu ainda estaríamos desmontando um (Boeing) 737 procurando a cobra agora'. Pelley contou que levou 30 minutos para chegar ao aeroporto e ainda foi retido pela segurança antes de acessar o avião. Um funcionário da companhia aérea informou que o voo atrasou cerca de duas horas.
Como a cobra é nativa da região de Brisbane, Pelley suspeita que ela tenha embarcado escondida na bagagem de algum passageiro e escapado durante o voo de duas horas entre Brisbane e Melbourne. Por questões de quarentena, a cobra não poderá ser devolvida à natureza. A serpente, que é de espécie protegida, foi entregue a um veterinário de Melbourne, que tentará encontrar um lar com um criador autorizado.