Emboscada em incêndio nos EUA deixa dois bombeiros mortos

Emboscada em incêndio nos EUA deixa dois bombeiros mortos

Tragédia em Idaho

Dois bombeiros foram mortos a tiros neste domingo (29) em uma emboscada, enquanto atuavam no combate a um incêndio florestal em uma região montanhosa no estado de Idaho, nos Estados Unidos.

Segundo o xerife do condado de Kootenai, Bob Norris, equipes de emergência foram surpreendidas por disparos de fuzil vindos de diferentes direções, caracterizando um ataque de franco-atiradores.

O chamado de incêndio foi registrado por volta das 13h22 no horário local (16h22 no horário de Brasília), e os primeiros relatos de tiros aconteceram cerca de 30 minutos depois.

A operação segue em andamento, com o fogo ainda ativo e agentes sob risco contínuo, impossibilitando o avanço no combate às chamas.

As autoridades ainda não sabem quantas pessoas estão envolvidas no ataque. "Não sabemos se há um, dois, três ou quatro atiradores. Também não sabemos quantas vítimas há", afirmou o xerife em coletiva às 19h30, no horário local.

Ele disse que os disparos continuam e há civis ainda na montanha, uma área bastante frequentada por trilheiros e ciclistas. “Estamos recebendo fogo de sniper neste momento”, declarou Norris. Segundo ele, os atiradores utilizam armamento de alto calibre e aproveitam a vegetação densa e o terreno acidentado como esconderijo. "Instruímos os agentes a responderem aos tiros", disse.

"Espero que alguém tenha uma linha de tiro clara e consiga neutralizar, porque neste momento não há sinais de que queiram se render", afirmou o xerife.

Ele alertou que, se os atiradores não forem contidos rapidamente, a ação pode se estender por vários dias.

Reações ao ataque

O governador de Idaho, Brad Little, lamentou o episódio e classificou a ação como um "ataque direto e cruel contra nossos bravos bombeiros". Em publicação na rede social X, ele escreveu: "Peço a todos os habitantes de Idaho que orem por eles e suas famílias enquanto aguardamos mais informações".

O FBI informou que está apoiando as forças locais com suporte tático e operacional.

Orientações para a população

O Escritório de Gerenciamento de Emergências do Condado de Kootenai emitiu um alerta pedindo que moradores evitem a região da trilha Canfield Mountain Trailhead e da estrada Nettleton Gulch Road. A cidade de Coeur d'Alene tem cerca de 56 mil habitantes e fica próxima à divisa com o estado de Washington.