Chuva em Maceió supera previsões do mês de junho
01/07/2025, 04:38:00Maceió registra chuvas acima do esperado
Em junho, choveu em Maceió 41% a mais do que era previsto para o mês, conforme relatos da Defesa Civil Municipal. O esperado era um volume de 323 mm, mas o índice real alcançou 457 mm durante o período.
Ocorrências e impactos da chuva
Durante o mês de junho, a Defesa Civil Municipal atendeu a 217 ocorrências relacionadas a chuvas. Nos últimos 15 dias do mês, 52 pessoas foram desalojadas e precisaram deixar suas casas temporariamente, abrigando-se na casa de parentes ou amigos.
Expectativas para julho
A previsão é de que a chuva continue também na capital nos próximos dias. Para julho, a expectativa é de um volume de 270 mm, o que pode trazer novos desafios para a população local.
Chamados recebidos pela Defesa Civil
No primeiro semestre, a Defesa Civil de Maceió recebeu 1.793 chamados. A ocorrência mais comum foi relacionada a problemas de estrutura de edificações, contabilizando 545 chamados, seguida pela ameaça de deslizamentos de solo, que somou 296 registros.
“Apesar do volume alto de chuvas e um número expressivo de ocorrências neste primeiro semestre, não tivemos acidentes graves. Isso reflete o impacto do trabalho preventivo e a consciência da população em deixar os locais de risco nos dias de fortes chuvas”, expõe Abelardo Nobre, coordenador-geral da Defesa Civil de Maceió.
Chuva intensa em maio também
O mês de maio também apresentou um aumento significativo nas chuvas, ultrapassando as previsões em 75%, com um total de 1.148 ocorrências registradas.