Brasil em alerta para queimadas devido ao tempo seco

Brasil em alerta para queimadas devido ao tempo seco

Risco de queimadas no Brasil

O clima seco dos meses de inverno, com a umidade relativa do ar baixa, associado aos ventos fortes e à vegetação seca, eleva o risco de queimadas e incêndios florestais na maior parte do Brasil. Para agravar a situação, embora o clima seco seja um fator importante para o aumento das queimadas, muitos incêndios são provocados pela ação humana. Diante disso, muitos estados estão em alerta, desenvolvendo ações que possam minimizar os riscos de queimadas.

Alerta em São Paulo e região Sudeste

Um deles é São Paulo, onde a Defesa Civil do estado emitiu alerta para risco elevado de queimadas neste fim de semana, especialmente na região do Vale do Paraíba, com temperaturas em elevação, tempo seco e umidade do ar podendo ficar abaixo de 20%. Nesta segunda-feira (30), o órgão emitiu novo comunicado informando a chegada de uma frente fria, com acentuada queda nas temperaturas e também na umidade do ar, reforçando o risco de queimadas e incêndios florestais. Além de São Paulo, na região Sudeste, também há risco de queimadas, principalmente na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, Triângulo Mineiro e noroeste de Minas Gerais e no sul do Espírito Santo.

Matopiba em situação crítica

A região Matopiba também está no radar da Defesa Civil nacional, com os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, considerados entre as mais propensas a queimadas neste período. Segundo um mapeamento atualizado do risco de queimadas nas regiões brasileiras do Laboratório de Análise e Processamento de Imagens de Satélites (Lapis), essa região tem registrado temperaturas até 5 °C acima da média histórica, com dias de calor intenso mais frequentes, aumentando os riscos.

Operações de incêndio e prevenção

Regiões do centro-norte, leste e sudoeste de Mato Grosso do Sul, além do centro-sul, sudeste e sudoeste de Mato Grosso, têm risco de incêndios florestais até dezembro de 2025, segundo portaria federal. Na semana passada, a polícia federal iniciou a primeira fase da Operação Incêndios 2025 nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. O plano prevê a instalação de bases avançadas em pontos críticos, uso intensivo de tecnologia de ponta, geo inteligência e drones, além de atuação conjunta com a Força Nacional de Segurança Pública, órgãos estaduais e instituições parceiras como IBAMA, ICMBio, Advocacia-Geral da União (AGU) e Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima. O objetivo é ampliar a capacidade de prevenção e resposta do Brasil frente aos crimes ambientais.

Iniciativas estaduais em Santa Catarina

Em Santa Catarina, o Corpo de Bombeiros está promovendo a Operação Alerta Vermelho nas Escolas, reforçando o compromisso com a cultura preventiva no Estado. A iniciativa atende ao Decreto Federal nº 35.309, de 2 de abril de 1954, que instituiu a Semana de Prevenção Contra Incêndios, e consiste em palestras educativas voltadas a alunos do 5º ano de escolas públicas estaduais e municipais. Os estudantes recebem orientações sobre como evitar incêndios em residências e agir corretamente em situações de emergência.

Conclusão

É fundamental que a população esteja atenta às orientações das autoridades e adote práticas seguras para prevenir incêndios e queimadas. Esteja sempre informado e participe das iniciativas de prevenção em sua região.