Aeroporto de Maragogi receberá voos nacionais e internacionais em 2026
30/06/2025, 19:43:02O início das obras do Aeroporto Costa dos Corais foi autorizado em 2021. Agora, uma empresa e três consórcios disputam a gestão do empreendimento.
Deve ser concluída em 2026 a obra do aeroporto de Maragogi, no Litoral Norte de Alagoas, uma das cidades que mais atraem turistas ao estado. A pista de pouso e decolagem deverá atender aeronaves de grande porte usadas para voos nacionais e internacionais, além de um estacionamento de até duas aeronaves. O aeroporto contará ainda com um terminal de passageiros, heliponto, balcões de check-in, aparelho de raio-X, edifício administrativo, além de estacionamento.
O início das obras do Aeroporto Costa dos Corais foi autorizado em 2021 e deveria ter sido concluída em dois anos. Os trabalhos chegaram a ser paralisados e retomados no final de 2024. Uma empresa e três consórcios foram autorizados a realizar e apresentar os estudos para gestão do Aeroporto Costa dos Corais. A estimativa é de que todo o procedimento seja concluído ainda em dezembro deste ano, com a análise do Estado sobre quais modelos de gestão serão adotados de acordo com o resultado dos estudos apresentados.
Ao longo do desenvolvimento do aeroporto, o governo de Alagoas divulgou novas imagens do projeto que mostram como deverá ficar o Aeroporto Costa dos Corais. A pista de pouso e decolagem deverá atender aeronaves de grande porte como os modelos A320 ou B 737-800, usadas para voos de longa duração – nacionais e internacionais –, além de um pátio para estacionamento de até duas aeronaves. A área total do empreendimento é de 340 hectares.
Segundo o governo de Alagoas, para a construção do Aeroporto Costa dos Corais, estão sendo investidos R$ 371 milhões, obtidos pelo Estado a partir da operação de crédito junto ao Banco do Brasil. Na última sexta-feira (27), foi publicada em edição extraordinária do Diário Oficial do Estado (DOE) a lista com uma empresa e três consórcios que foram autorizados a apresentar projetos, levantamentos, investigações e estudos de viabilidade da aviação comercial e executiva do Aeroporto Costa dos Corais. Com a publicação, as empresas têm agora 90 dias para realizar e apresentar os estudos dentro dos parâmetros estabelecidos no edital publicado pelo Governo de Alagoas.
“Com um terminal moderno, capaz de receber aeronaves de grande porte, e um potencial de movimentação de cargas, o aeroporto será um vetor importante de desenvolvimento para todo o estado, proporcionando a geração de emprego e renda para os alagoanos”, afirmou a secretária de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics), Alice Beltrão.