Nova Tarifa Social garante conta de luz zerada para famílias

Nova Tarifa Social garante conta de luz zerada para famílias

Nova Tarifa Social em Alagoas


Mais de 750 mil famílias de Alagoas têm direito à Nova Tarifa Social que garante 100% de desconto no valor da tarifa de energia para os primeiros 80 kWh/mês consumidos por famílias de baixa renda. A medida começa a valer a partir de 5 de julho.
O desconto está previsto na Medida Provisória nº 1.300/2025, assinada pelo presidente Lula em maio deste ano e tem o objetivo de ampliar o acesso à energia elétrica e aliviar os custos das famílias em situação de vulnerabilidade.
Caso o consumo ultrapasse os 80 kWh/mês, o cliente baixa renda pagará o valor proporcional ao consumo excedente. O desconto não se aplica aos tributos federais, estaduais e municipais, contribuição para iluminação pública, entre outros.
Segundo a Equatorial Alagoas, mais de 560 mil famílias já aproveitam os descontos, mas outras 190 mil famílias que atendem aos critérios para receber o benefício ainda não realizaram o cadastro ou atualização no CadÚnico.
Mesmo pessoas que não sejam titulares da conta de energia, mas residam no mesmo imóvel e cumpram os critérios estabelecidos podem solicitar o benefício por meio dos canais de atendimento da Equatorial Alagoas.
A Nova Tarifa Social garante que quem consome até 80 kWh/mês terá 100% de desconto no valor da tarifa de energia consumida.
Importante ressaltar que o desconto não se aplica aos tributos que compõem a fatura, e outras cobranças, como a contribuição para iluminação pública ou parcelamentos de dívidas anteriores, também continuarão sendo processadas normalmente.
Para receber o benefício da Tarifa Social de Energia, o cliente precisa manter o Cadastro Único (CadÚnico) atualizado, o que pode ser feito nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de cada município. Com o cadastro regularizado, o benefício passa a ser aplicado automaticamente na conta de energia elétrica.
A solicitação da Tarifa Social pode ser feita de forma simples, por meio dos seguintes canais de atendimento da Equatorial Alagoas:
  • Site: www.equatorialenergia.com.br
  • WhatsApp: Assistente virtual Clara – (82) 2126-9200
  • Atendimento presencial: agências e pontos físicos na capital e interior do estado.
Para verificar o NIS ou consultar sua situação, o cliente pode ligar gratuitamente para a Central do Ministério do Desenvolvimento Social: 0800 707 2003 ou acessar o portal www.gov.br.