Tensão entre Irã e EUA eleva preço do petróleo

Tensão entre Irã e EUA eleva preço do petróleo

A crescente tensão entre Irã e Estados Unidos

A escalada de tensão entre Irã e Estados Unidos após os ataques norte-americanos às instalações nucleares de Fordow, Natanz e Isfahan, no sábado (21), começa a afetar diretamente a economia global. Neste domingo (22), o Parlamento do Irã aprovou o fechamento do Estreito de Ormuz, ponto de passagem de cerca de 20% a 30% de todo o petróleo negociado no planeta.

A importância do Estreito de Ormuz

A rota marítima, localizada entre o Golfo Pérsico e o Golfo de Omã, é considerada estratégica por conectar grandes produtores do Oriente Médio ao restante do mundo. Apesar da aprovação, o bloqueio ainda não foi executado. A medida precisa ser analisada pelo Conselho Supremo de Segurança Nacional e só pode ser implementada com autorização do líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei.

Impacto nos preços do petróleo

Mesmo sem a confirmação da ação, o temor de interrupção no fornecimento global de petróleo foi suficiente para impactar os preços nesta segunda-feira (23): Veja os números do mercado: O barril do Brent, referência internacional, subiu 0,7%, fechando em US$ 77,59. O petróleo bruto dos Estados Unidos também teve alta de 0,7%, cotado a US$ 74,36.

Possíveis desdobramentos

Analistas ponderam que o próprio Irã pode recuar, já que também depende do Estreito de Ormuz para exportar seu petróleo, uma das principais fontes de receita do país. A situação segue em alerta. O aumento da tensão entre Irã e EUA, somado ao risco de bloqueio de uma das rotas mais importantes do petróleo mundial, pode provocar novos desdobramentos econômicos e geopolíticos nos próximos dias.