Momento mágico do futebol brasileiro na Copa dos Campeões

Vitórias dos clubes brasilerios nos Estados Unidos dão mostras que não estamos tão distantes dos melhores do mundo. Pelo menos no quesito futebol não. Superação é a definição.

Momento mágico do futebol brasileiro na Copa dos Campeões

O desafio chegou chamando a todos os times brasileiros em destaque – os campeões Brasileiros e da Libertadores das últimas disputas, 2024 Botafogo (BRA), 2023 - Fluminense (BRA), 2022 - Flamengo (BRA), 2021 - Palmeiras (BRA) na exata ordem das conquistas, para a disputa de um Campeonato Mundial de Clubes nos Estados Unidos. 

E diante da magnitude dos Campeões por continentes com seus respectivos países, a distância para nossos times financeiramente falando – a maioria dos nossos ainda não chegaram ao patamar de clubes em atividade social de suporte financeiro próprio, os brasileiros não despertaram grandes chances na participação.

Este é um fato inconteste e inquestionável diante das melhores expectativas.

Porém, cada time brasileiro começou motivado pela sua torcida com a chama acesa do “eu sou brasileiro”, ou pelo chavão “eu acredito”, dando início à sua caminhada de maneira simplória enfrentando não aos mais fortes da competição. E assim começaram as partidas entre brasileiros e os demais participantes do novo modelo de disputa mundial entre clubes.

Contudo, ao passarem das primeiras barreiras, as mais difíceis se apresentaram: Botafogo e Paris San German, e o glorioso de preto e branco, não somente surpreendeu aos brasileiros como também ao mundo inteiro vencendo por 1 a 0 ao poderoso Campeão da Europa. E o futebol mostrou a sua face e regra de “o jogo só termina quando o árbitro apita o final da partida.

O Palmeiras vem como segundo jogo dos brasileiros e vence Al Ahli e assume ponta dos seu grupo. Não seria uma vitória tanto quanto a do Botafogo contra o Paris San German, mas deu mostras que futebol brasileiro não deve ser desacreditado pelos seus torcedores.

O Flamengo lança-se em campo contra o poderoso Chelsea e de virada dá provas do seu melhor momento depois das conturbadas contratações técnicos estrangeiros e brasileiros, quebrando um tabu ao se deixar treinar pelo jogador recém aposentado Filipe Luís. O Flamengo se mantém forte com um grande plantel mesmo sem ter a estabilidade financeira dos grandes clubes europeus.

E por último, o Fluminense que teve inicio com um minguado empate em sua primeira partida, vence ao Ulsan HD da Coreia do Sul deixando o país do futebol em primeiro lugar no torneio realizado nos Estados Unidos, com certeza elevando nome do nosso país no cenário mundial e aos olhos da FIFA.

Finalizando, o futebol sempre fará entre jogos, um momento único para os torcedores que ocupam o planeta Terra com as suas interfaces entre vitórias inexplicáveis ou derrotas inesperadas. Por isso essa paixão tresloucada de quem torce sem uma explicação lógica de ser.            

Creditos: Professor Raul Rodrigues