Penedo não pode negar sua história: Guilherme Lopes rumo à ALE

"Penedo jamais erá quintal de Coruripe". Guilherme Lopes. E Penedo Vai Penedo Vem, Penedo é Terra de quem Vota Bem!

Penedo não pode negar sua história: Guilherme Lopes rumo à ALE

Poderia ser dito que é artigo sob suspeição por ser de minha lavra por ter uma excelente relação com Guilherme Lopes. Mas deixaria então esse espaço aberto para os que o odeiam? Tentarei ser o mais imparcial possível.

Guilherme Lopes é nativo de raiz da cidade onde nasceram seus bisavô e bisavó, avós e pais, terra onde brincou na garagem da casa dos seus avós Hélio Lopes e Maria Pereira, onde foram criados seu pai, tio e tia, levando uma vida normal dentro da sociedade penedense. 

Estudou em Maceió pelo exercício do seu pai, engenheiro da COHAB, com qualidades únicas do bom ser humano criado e crescido entre amigos que os mantém unidos até a sua idade amadurecida dos seus 36 anos. Fato não muito comum nos dias atuais quando a política separa, mas para Guilherme une.

Forjado nas malhas de Brasília onde a política ferve e faz mover esse país de tamanho continental, onde trabalhou no senado da

Hélio Lopes, Lamenha Filho e Arnon de Mello.jpg

 república por dez anos, vendo e aprendendo como a politica é feita pode dentro e por fora. Interna e pelos bastidores. Tornou-se um bom aprendiz a ser posto em prática quando a oportunidade lhe batesse à porta como tantos outros grandes políticos que vêm de berço político. Seu avô Hélio Lopes, foi prefeito e deputado estadual dos mais influentes em Alagoas. Raridade da política dos tempos da honestidade e do trabalho em nome do povo.

Filho de Ronaldo com Fátima Lopes trazendo no sangue o DNA do seu avô materno, José Cravo Silva, atuante político em Penedo, de uma família espalhada por cargos políticos – Freitas Cavalcante senador da república. Guilherme não poderia ser diferente.

Testado como secretário de saúde de Penedo em tempos do Covid-19, segundo e pior ano da crescente em mortes no Brasil inteiro, lutou sem se esconder, permanecendo na linha de frente diariamente indo ao Centro de Síndromes Gripais, junto a todos que colocavam as suas vidas em risco para salvar as vidas de todas as classes sociais, econômicas e de instrução dos penedenses e da 6ª Região de Saúde de Alagoas. Se dito como filho mimado provou ser o contrário.

Abraçou e atuou como agente político de seu pai, Ronaldo Lopes, na campanha de 2020 levando ao sucesso um nome contestado como sendo o piano de calda, pesado, e ruim de contato com o povo, e dentro das mesmas condições de tantos outros candidatos a prefeito de Penedo, obteve a maior vitória contra os Toledo. Guilherme foi parte importantíssima dessa vitória.

Em 2022 foi promovido a candidato a deputado estadual, dentro de uma seara das mais difíceis no cenário político alagoano. Disputar com 27 deputados estaduais, muitos com uma série perpétua de mandatos, e outros com mais andanças pelo interior do estado, ficando como recordista de votos em Penedo, e com uma margem de votos que o credencia a uma cadeira na ALE em 2026. Não que esteja eleito, mas preparado e querendo ser o representante de uma região que o escolheu como sua voz a gritar pela independência da cidade dos sobrados contra os vendilhões de ilusões.

Convocado para ocupar o cargo de secretário executivo da saúde de Alagoas, SESAU, Guilherme Lopes, passou a ser um elo de ligação entre a esperança e a vida de volta daqueles que precisaram da SESAU nos 102 municípios, tendo como prova viva a vida de um motorista de quem mais lhe critica objetivando o próprio lugar ocupado por Guilherme em decisão acertada do governador Paulo Dantas, como foi dito em recente evento em Penedo, por Gino Cesar do Meio Ambiente de Alagoas, e que estaria junto a Guilherme em sua nova investida na política.

Enquanto ser humano, não se pode dizer que Guilherme Lopes seja um oportunista da política. As suas ações lhe credenciam como

Penedo em destaque.jpg

 missão na política tanto quanto foi a do seu avô Hélio Lopes e seu api Ronaldo Lopes que soube esperar a própria política proporcionar os meios certos para a sua chegada à prefeitura da cidade das ruas estreitas e largas avenidas, com seu trabalho e das suas equipes transformando vidas de quem morava em ruas esquecidas e com décadas de abandono pelos ex-prefeitos, praças em agradáveis locais para o lazer e eventos na cidade, abrindo as portas do turismo uma caixa preta fechada há mais de trezentos anos com um fluxo nunca visto em nossa cidade, levando pavimentação com placas de cimento ou a paralelepípedo, e com apoio da parceria com o governo estadual, asfalto em ruas e estradas vicinais dando vez e voz ao povo dos povoados. 

A vitória de Guilherme será conquistada por muito trabalho realizado e enxergado pelos alagoanos do baixo São Francisco e do Litoral Sul, ante a discursos de grupos políticos que sem política ficam desempregados. Vivem e fazem da política um meio de vida de toda a família.          

Creditos: Professor Raul Rodrigues