Mudanças na Copa do Nordeste podem ocorrer em 2026
21/06/2025, 19:31:26CBF e o futuro da Copa do Nordeste
A CBF abriu o debate com as federações estaduais e avalia a possibilidade de mudanças no formato da Copa do Nordeste já para 2026. Presidente da Federação Alagoana de Futebol, Felipe Feijó, participou das reuniões e explicou ao ge como esse tema vem sendo tratado pelo novo presidente da confederação, Samir Xaud. Além da redução do estadual para 11 datas, existe a orientação para que as vagas da Copa do Nordeste não sejam destinadas aos estaduais. Com isso, haverá uma possibilidade de mudança no formato do regional. No entanto, ainda não tem nada definido, porque aí depende do formato da competição e da quantidade de clubes. Estamos em fase de discussões - informou Feijó.
Reestruturação do calendário
Tentando melhorar o calendário nacional, uma das alternativas apresentadas pelo novo presidente da CBF é também a redução dos campeonatos estaduais. Em Alagoas, a competição deste ano foi realizada justamente com 11 datas, se adequando ao novo modelo proposto, e foi disputada de 11 de janeiro a 15 de março.
Clubes alagoanos na Copa do Nordeste 2025
Campeão do Campeonato Alagoano em 2024, o CRB assegurou vaga direta na Copa do Nordeste deste ano. ASA e CSA, segundo e terceiro colocados, respectivamente, no ano passado, disputaram o pré-Nordestão. Na primeira fase do pré-regional, o ASA passou pelo Sergipe, com vitória por 2 a 0. Na etapa seguinte, o Alvinegro foi eliminado pela Juazeirense, nos pênaltis (4 x 3), após um empate sem gols. Por outro lado, o CSA venceu o Barcelona de Ilhéus, 1 a 0, na primeira fase, e o Maracanã, também por 1 a 0, garantindo vaga na fase de grupos da Copa do Nordeste.
Formato do estadual de 2025
A primeira fase foi em turno único, com as sete equipes (o Igaci desistiu da competição e, consequentemente, foi o rebaixado para a Segunda Divisão) jogando entre si em sete rodadas. Os quatro primeiros avançam para as semifinais. As semifinais foram realizadas com jogos de ida e volta, em cruzamento olímpico (1º x 4º e 2º x 3º), com o primeiro e segundo colocados disputando o jogo de volta em casa. A decisão do campeonato foi em dois jogos, com o CRB, time de melhor campanha na competição, fazendo a finalíssima em casa, e conquistando o tetracampeonato contra o ASA.