Sobrevivente de queda de avião sepulta irmão na Índia

Sobrevivente de queda de avião sepulta irmão na Índia

O trágico acidente de avião

O britânico que sobreviveu sozinho à queda do avião da Air India na semana passada ajudou a enterrar o irmão em um funeral realizado no oeste da Índia. As informações são da BBC.

A perda de um irmão

Vishwashkumar Ramesh perdeu o irmão Ajay, que também estava a bordo do voo, mas não sobreviveu à tragédia. Visivelmente abalado, Ramesh foi um dos carregadores do caixão durante o cortejo até o crematório na cidade de Diu. Seu braço e rosto ainda estavam cobertos por ataduras brancas, pois ele passou a maior parte dos últimos cinco dias hospitalizado.

O desastre aéreo

O Boeing 787-8 Dreamliner, que seguia para Londres, caiu segundos após decolar da cidade de Ahmedabad, no oeste da Índia. Pelo menos 270 pessoas morreram, a maioria delas passageiros. A mãe de Ramesh acompanhou o caixão vestida com um sari azul, ao lado de outros enlutados, sustentando o caixão no ombro direito. Moradores da cidade, que perdeu outras 14 pessoas no acidente, saíram às ruas sob forte chuva para acompanhar a despedida.

Sobrevivência em meio ao caos

Ainda não se sabe como Ramesh conseguiu sobreviver. Segundo um dos primeiros socorristas a chegar ao local, ele ainda tentou retornar ao avião em chamas para procurar o irmão. Um vídeo que veio à tona esta semana mostra o motorista de ambulância Satinder Singh Sandhu guiando Ramesh em segurança para longe da fumaça espessa e das labaredas.

Reconhecimento do resgate

Sandhu, que supervisiona os serviços de emergência em Ahmedabad, contou que não sabia quem era Ramesh e que ele havia escapado do avião. Só descobriu mais tarde, pelas notícias, que ele era o único sobrevivente do desastre. Vishwashkumar Ramesh, de 40 anos, estava na poltrona 11A do voo, enquanto o irmão se sentava a poucas fileiras de distância. Todos os demais passageiros e tripulantes morreram, além de quase 30 pessoas que estavam no solo quando o avião despencou e atingiu um alojamento de médicos.

A saga de Ramesh

Ramesh escapou milagrosamente, saindo dos destroços por uma abertura na fuselagem. O vídeo mostra Sandhu, usando um turbante azul, aproximando-se de Ramesh e conduzindo-o até a ambulância. Ele relatou que estava almoçando com colegas quando viu

"um incêndio enorme com muita fumaça subindo ao céu" e que inicialmente pensou se tratar de um acidente de carro ou explosão de gás.

Um relato emocionado

Ramesh disse à emissora indiana DD News que tentava encontrar o irmão Ajay. Em entrevista, contou que não acredita ter sobrevivido. "Por um momento, achei que fosse morrer também. Mas quando abri os olhos e olhei ao redor, percebi que estava vivo. Ainda não consigo acreditar. Saí andando dos escombros."

Investigação em andamento

A causa da queda do avião ainda não foi determinada. Autoridades analisam o gravador de voz da cabine e os dados de voo, a chamada caixa-preta, para tentar esclarecer o que aconteceu.