Ressarcimento do INSS a vítimas de fraudes em 2025

Ressarcimento do INSS a vítimas de fraudes em 2025

Vítimas de fraudes do INSS serão ressarcidas em parcela única


O ressarcimento aos aposentados e pensionistas que foram vítimas de descontos indevidos nos benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) será pago em parcela única e de forma simplificada. Foi o que afirmou o ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), Jorge Messias, durante live realizada nesta quarta-feira (18), com a participação também do presidente do INSS, Gilberto Waller, para responder dúvidas ao vivo sobre o processo de contestação e ressarcimento das vítimas lesadas. Os dois responderam questões encaminhadas nos últimos dias às duas instituições por meio das canais formais de relacionamento com a sociedade e pelas redes sociais. "Nós teremos condições, uma vez que cheguemos a bom termo, de apresentar pelo INSS um calendário de pagamento, e a ideia é que pagamento ocorra ainda neste ano, em parcela única, de forma muito simplificada", afirmou Messias.
Durante a live, Gilberto Waller informou também que todos os aposentados e pensionistas lesados serão ressarcidos no mesmo período, ou seja, não haverá uma lista de prioridades. Ainda segundo ele, a ideia é que, em um único mês, dois lotes sejam pagos, um a cada 15 dias. "Aqueles que estiverem na mesma situação, na comprovação de serem lesados, serão pagos integralmente, corrigido esse valor, e de uma única vez. A nossa ideia é que a gente faça pagamento o quanto antes", disse o presidente do INSS.
Audiência de conciliação na próxima terça-feira (24), o Supremo Tribunal Federal (STF) vai realizar audiência de conciliação sobre o tema. A expectativa é que o INSS e a AGU apresentem um plano administrativo de ressarcimento dos valores, com garantias jurídicas para assegurar os direitos dos beneficiários. Além disso, também foram convidados a participar do encontro representantes da Defensoria Pública da União (DPU) e do Ministério Público Federal (MPF). A audiência foi solicitada pela AGU como forma de evitar a judicialização em massa dos casos. Na live desta quarta, Messias também fez um apelo aos aposentados para que não entrem na Justiça para pedir o ressarcimento. Ele pediu aos advogados para que orientem seus clientes a buscarem a via administrativa. "Nós queremos pagar", garantiu o Ministro da AGU. As fraudes do INSS também serão investigadas no Congresso Nacional, com abertura de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI), segundo anunciado nesta última terça-feira (18).