Com duas condenações Rymes Lessa pode perder mandato. Leia aqui

Eleitores podem voltar às runas após julgamento no TRE/AL, nos próximos dias. Piaçabuçu: Justiça Eleitoral mantém cassação do prefeito Rymes Lessa e seu vice Carlos Ronalsa em nova ação AIJE

Com duas condenações Rymes Lessa pode perder mandato. Leia aqui

A Justiça Eleitoral determinou em nova decisão, a cassação dos diplomas do prefeito do município de Piaçabuçu, Rymes Lessa (MDB), e do vice-prefeito, Carlos Ronalsa (PSD), eleitos em 2024, por conduta vedada em ano eleitoral e abuso de poder político, por realizar distribuição gratuita de 45 toneladas de cestas básicas, 30 toneladas de alimentos na Semana Santa e 7 mil ovos de Páscoa, supostamente custeados pelo poder público como aponta a Ação de investigação judicial eleitoral – (AIJE).

O processo de N° 0600588-16.2024.6.02.0013R com 25 páginas, leia a íntegra do processo clicando no Link https://correiodopovoal-cms.nyc3.digitaloceanspaces.com/uploads/77a92fcd0c0a87b6707ff618460514aa.pdf  detalha os episódios considerados irregulares e que fundamentaram a decisão judicial. O Ministério Público Eleitoral também se manifestou pela procedência integral da ação, reconhecendo que houve abuso de poder político e econômico, uso indevido de bens públicos e promoção pessoal por meio de canais institucionais. O parecer do MP pediu a cassação dos diplomas, a inelegibilidade dos envolvidos por oito anos e aplicação de multa.

Além dessa decisão, tramita um outro processo de cassação envolvendo os mesmos nomes no Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL). Recentemente o relator desembargador Rodrigo Malta Prata Lima abriu vistas ao Ministério Público, que se manifestou favorável à cassação, e agora o processo aguarda o voto do relator para ser levado ao Pleno.

Das eleições de 2020 e 2024 em Alagoas algumas cidades já tiveram soluções quanto a fraudes na cota da mulheres como as “laranjas” o que dá esperança também sobre outros tipos de crimes eleitorais.

As decisões tem reforçado a credibilidade do judiciário, “Justiça Eleitoral”, o que dá esperança às cidades que vivem sobre o clima de aguardar a decisão da Justiça Eleitoral, na retidão dos membros dos Tribunais Regionais Eleitorais dos estados brasileiros quanto à celeridade nos processos que mexem com as populações já dilaceradas pelo que a política faz.

Creditos: Redação - Instagram