Tragédia na Índia deixa cinco mortos em acidente aéreo
12/06/2025, 14:43:40Um trágico acidente aéreo
Parte do avião que caiu, nesta quinta-feira (12), próximo ao aeroporto da cidade de Ahmedabad, na Índia, atingiu o refeitório da faculdade BJ Medical College. A colisão matou pelo menos cinco estudantes de medicina e feriu quase 50. A informação foi confirmada por Divyansh Singh, vice-presidente da Federação das Associações Médicas (FAIMA), que representa médicos residentes em todo o país. "Alguns dos feridos estão em estado grave. Estamos em contato direto com nossos colegas no hospital, que estão atentos a mais pessoas que se teme estarem soterradas nos escombros", disse a autoridade da FAIMA. A associação também afirma que dois alunos da faculdade estão na unidade de terapia intensiva (UTI). Parentes de alguns médicos também estão desaparecidos. De acordo com a FAIMA, a maioria dos corpos dos passageiros do voo já foi levada ao hospital. Equipes de resgate ainda estão trabalhando no local da queda da aeronave.
Detalhes do acidente
Um avião caiu próximo ao aeroporto da cidade de Ahmedabad, no noroeste da Índia, na manhã desta quinta-feira (12). Segundo a polícia local, 242 pessoas estavam a bordo da aeronave, sendo 232 passageiros e 10 membros da tripulação. Segundo o chefe de polícia da cidade, Gyanendra Singh Malik, não houve sobreviventes no acidente. A informação foi divulgada pela agência de notícias Associated Press. O voo era operado pela Air India e tinha o aeroporto de Gatwick, em Londres, no Reino Unido, como destino. A aeronave, um Boeing 787-8 Dreamliner, caiu cinco minutos após a decolagem, em uma área residencial próxima ao aeroporto de Ahmedabad. A causa do acidente ainda está sendo apurada, segundo a companhia aérea. De acordo com os dados do voo na plataforma de rastreamento Flightradar24, o avião, registrado como VT-ANB, atingiu sua altitude máxima na decolagem, de 625 pés (190,5 metros), antes de descer a uma velocidade vertical de -475 pés por minuto (-144,8 metros por minuto). Imagens mostram fumaça saindo do local da tragédia, perto do aeroporto em Ahmedabad.
A resposta das autoridades
O exército indiano enviou 130 militares, incluindo médicos e paramédicos, para ajudar as autoridades civis em Ahmedabad a limpar os destroços da aeronave da Air India e ajudar a tratar os feridos. O hospital militar da cidade também está de prontidão, informou o órgão em nota. Imagens mostraram uma parte da aeronave no topo do prédio. Por causa da explosão causada pela colisão, o local foi carbonizado e bombeiros apagaram com água os destroços fumegantes do avião.
Conclusão
Este tragédia marca um triste dia para a Índia, com a perda de vidas jovens e promissoras. É um lembrete sombrio da fragilidade da vida. Convidamos nossos leitores a refletirem sobre a importância da segurança aérea e a se manterem informados sobre os desdobramentos dessa notícia.