Novo concurso de cartórios em AL gera grandes polêmicas
11/06/2025, 14:50:49A polêmica decisão da Corregedoria de Alagoas
A Corregedoria Geral da Justiça de Alagoas acaba de emitir um parecer favorável à realização de um novo concurso público para cartórios no estado. Esta decisão, no entanto, gerou grande insatisfação entre os candidatos aprovados no último certame, ocorrido em 2023. Ao redigir essa decisão, muitos afirmam que foram ignorados em suas expectativas de reescolha para mais de 60 vagas ainda disponíveis.
Contexto do concurso anterior
O concurso de provas e títulos para delegatários realizado em Alagoas foi o primeiro após uma determinação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Ao final do processo, 568 candidatos foram aprovados para 215 cartórios, mas muitos deles desistiram antes mesmo de assumir ou deixaram seus cargos rapidamente. Renata Bezerra, uma das aprovadas, expressou sua frustração ao dizer: "Muitas pessoas não assumiram. Outras assumiram e acabaram largando o cartório. E tem muita gente, como eu, que passou e sonha em trabalhar".
Desafios para os aprovados
Rodrigo Assis, presidente da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais de Alagoas (Arpen), apontou que o principal motivo para as desistências se deve ao alto investimento necessário para assumir uma serventia. "Não é apenas assumir um cargo. O delegatário precisa estruturar o cartório, investir em equipamentos, contratar funcionários, manter o acervo e arcar com as despesas até o retorno financeiro começar a acontecer", explicou.
A nova decisão e suas repercussões
Com mais de 60 vagas abertas, os candidatos que não conseguiram assumir seus postos decidiram fazer um pedido à Corregedoria solicitando uma reescolha. Apesar de ser uma etapa não obrigatória, essa oportunidade poderia facilitar a ocupação das vagas disponíveis. Contudo, a solicitação foi negada, levando à decisão de abrir um novo concurso, o que gerou indignação entre os aprovados. Lana Figueiredo, uma das candidatas, lamentou: "Eu não tive opção de escolha na primeira audiência. Hoje, com mais de 60 vagas, seria a oportunidade para mim e outros colegas. Mas decidiram ignorar isso".
Expectativas para o futuro
O concurso para cartórios em Alagoas se destacou como um dos mais concorridos do país, com mais de 6.500 inscritos de diversas partes do Brasil. O processo enfrentou, desde o início, contestações judiciais e administrativas. Agora, os aprovados esperam uma decisão final do Tribunal de Justiça de Alagoas, que confirmou que não haverá nova reescolha e que um novo concurso será realizado, seguindo a determinação da Corregedoria.