Depoimento de Bolsonaro ao STF e seus principais pontos
11/06/2025, 07:18:58Veja os principais pontos do depoimento de Bolsonaro a Moraes
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) prestou depoimento ao Supremo Tribunal Federal (STF), nesta terça-feira (10), no âmbito do inquérito que investiga uma suposta trama golpista para mantê-lo no poder após a derrota nas eleições de 2022. Durante cerca de duas horas de oitiva conduzida pelo ministro relator do inquérito, Alexandre de Moraes, Bolsonaro negou qualquer tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito e buscou justificar suas ações e declarações no período de transição.
O depoimento de Bolsonaro integra a última fase da instrução da ação penal que mira o chamado “núcleo crucial” da suposta tentativa de golpe. Outros nomes que já prestaram depoimento nesta terça incluem o ex-ministro da Justiça Anderson Torres, o general Augusto Heleno e o ex-comandante da Marinha, almirante Almir Garnier.
A seguir, veja os principais pontos do depoimento:
- “Entubamos o resultado das eleições”
Bolsonaro afirmou que aceitou a derrota para Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e que não havia clima para contestar o resultado. “Tínhamos que entubar o resultado das eleições”, disse, acrescentando que qualquer eventual contestação teria que ter ocorrido anteriormente, via Congresso Nacional. - Fuga da faixa presidencial para evitar vaias
Questionado sobre a ausência na cerimônia de posse de Lula, Bolsonaro justificou que não quis “se submeter à maior vaia da história do Brasil”. Disse que o gesto não teve conotação política ou golpista, apenas pessoal: “Não passei porque iria me submeter a passar a faixa para esse atual mandatário que está aí”. - Brincadeira com Moraes: “Quero o senhor como meu vice”
Duran...