Proibição de entrada nos EUA afeta 12 países a partir de hoje
11/06/2025, 06:50:49A nova medida do governo norte-americano
Nesta segunda-feira (9), entrou em vigor o decreto que proíbe a entrada de cidadãos de 12 países nos Estados Unidos. A medida, anunciada pelo presidente Donald Trump na última semana, tem como objetivo “proteger o território norte-americano de terroristas estrangeiros e outras ameaças”.
Países afetados pela nova proibição
O decreto diz respeito a cidadãos do Afeganistão, Birmânia, Chade, Congo-Brazzaville, Guiné Equatorial, Eritreia, Haiti, Irã, Líbia, Somália, Sudão e Iêmen. Esses países foram acusados de não possuírem autoridades competentes para verificação, o que permitia que imigrantes permanecessem nos Estados Unidos após o vencimento de seus vistos. Irã, Líbia e Somália também foram apontados por envolvimento com atividades terroristas.
Restrições adicionais
Para cidadãos de outros sete países, a entrada no território norte-americano será parcialmente restrita. Estes países são: Burundi, Cuba, Laos, Serra Leoa, Togo, Turcomenistão e Venezuela.
Justificativa do governo
“É dever do presidente tomar medidas para garantir que aqueles que procuram entrar em nosso país não prejudiquem o povo americano. Esta Proclamação se baseia na proibição de viagens do primeiro mandato do presidente Trump, incorporando uma avaliação atualizada dos atuais riscos globais de triagem, verificação e segurança. As restrições são específicas de cada país”, afirmou o decreto.
Reações à proibição
A medida foi alvo de críticas por parte do Alto Comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Volker Türk, que expressou “preocupações sob o direito internacional” devido ao “escopo muito amplo e geral” da proibição. Integrantes da Anistia Internacional também se manifestaram contra a medida, chamando o decreto de “discriminatório, racista e absolutamente cruel”.