Problemas em ônibus escolar de Maceió são identificados

Problemas em ônibus escolar de Maceió são identificados

Inspeções revelam irregularidades preocupantes


Durante a inspeção, foram encontradas situações irregulares como piso solto, assentos sem cinto de segurança e estofados soltos e rasgados.

Denúncias feitas por estudantes motivaram o Ministério Público e a Defensoria Pública a realizar uma nova inspeção nos ônibus escolares da rede municipal de Maceió.

Durante a análise, os veículos apresentaram goteiras, aumentando o desconforto e riscos para os alunos nas chuvas. O Ministério Público e a Defensoria já entraram com uma ação contra o município, que ainda não avançou.

As vistorias foram realizadas em ônibus que realizam o transporte escolar na capital alagoana.

Em nota, a Secretaria Municipal de Educação de Maceió (Semed) garantiu que, até sexta-feira, dia 6 de junho, a frota do transporte escolar, devidamente vistorada, retornará a circular em sua totalidade, atendendo a todos os estudantes que utilizam esse serviço.

Imagens feitas por pais retratam a triste realidade das crianças indo para a escola sentadas no chão, e assentos que deveriam comportar apenas duas crianças, estão levando mais. Tal situação vem sendo monitorada desde o início do ano. Em uma inspeção anterior, realizada em março, dos 144 veículos vistoriados, 54 foram reprovados e barrados devido às condições precárias.

O defensor público Lucas Valença mencionou: "Nós fizemos dois pedidos ao Poder Judiciário que ainda não foram apreciados. Inicialmente, multa pessoal na pessoa do prefeito e também suspensão de gastos com festividades e publicidade. Ora, se o município tem recursos e disponibilidade de fazer festas, com muito mais razão deveria providenciar um transporte escolar adequado e seguro para as crianças."

Com a última inspeção, realizada na quarta-feira (4), uma nova ação será ajuizada. Essa ação irá cobrar danos morais coletivos em favor das crianças que estão sem transporte e a fiscalização dos ônibus por parte do município. Outra empresa deve ser suspensa.

"Qual o motivo que a gente tem de comemorar o São João com as crianças tomando banho de chuva dentro dos ônibus, correndo risco de vida dentro do ônibus?", refletiu a promotora de Justiça Alexandra Beurlen.

A Secretaria Municipal de Educação de Maceió (Semed) reforça que as empresas foram contratadas para prestar o serviço de transporte escolar, com segurança e conforto, em caráter emergencial.

Sobre os ônibus inspecionados na quarta-feira (6), a Semed ressaltou que já foram substituídos e não atendem mais às escolas municipais Cecília Pontes Carnaúba e Yeda Oliveira.