Pesquisa revela que 65% querem apoio de Bolsonaro a outro nome

Pesquisa revela que 65% querem apoio de Bolsonaro a outro nome

A pesquisa Genial/Quaest

A pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quinta-feira, 5, traz resultados surpreendentes sobre a opinião dos brasileiros a respeito da candidatura de Jair Bolsonaro (PL) à Presidência da República em 2026. A maioria dos entrevistados, totalizando 65%, acredita que Bolsonaro "deveria abrir mão da candidatura agora e apoiar outro candidato".

Opiniões sobre a candidatura

Entre os eleitores de direita, a opinião de que Bolsonaro deveria desistir da candidatura é expressada por 55% dos participantes da pesquisa. No entanto, entre os eleitores bolsonaristas, esse número cai para 38%, indicando uma divisão nas preferências dentro do próprio eleitorado de Bolsonaro.

Metodologia da pesquisa

O levantamento foi realizado com 2.004 entrevistas presenciais em 120 municípios do Brasil. A margem de erro é de dois pontos porcentuais e o nível de confiança alcança 95%.

Substitutos potenciais

Quando questionados sobre quem deveria assumir a posição de Bolsonaro nas eleições de 2026, os nomes mais frequentemente citados foram o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, com 17%, e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL), com 16%. Outros nomes mencionados incluem:

  • Governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD) - 11%
  • Influenciador Pablo Marçal (PRTB) - 7%
  • Governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil) - 5%
  • Deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL) - 4%
  • Governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite - 4%
  • Governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo) - 3%

Medos e preocupações

A pesquisa também revelou um dado alarmante: 45% dos brasileiros expressam mais medo de uma possível volta de Bolsonaro à Presidência do que da continuidade do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que preocupa 40% dos entrevistados. Essa preocupação reflete um cenário tenso no ambiente político atual.

Desempenho nas eleições

Outra informação relevante da pesquisa é sobre o crescimento de Tarcísio em um possível cenário de segundo turno contra Lula. Atualmente, Lula aparece com 41% das intenções de voto, enquanto Tarcísio alcança 40%, indicando um avanço de três pontos percentuais para o governador paulista em relação à pesquisa anterior, feita em março.