Polícia Civil desmantela desmanches de veículos em Maceió
03/06/2025, 10:17:47Operação da Polícia Civil em Maceió
A Polícia Civil de Alagoas deflagrou, nesta segunda-feira, uma operação que resultou na identificação de locais utilizados para o desmanche clandestino de automóveis e armazenamento de peças roubadas, em Maceió. Durante as diligências, os policiais apreenderam veículos e peças automotivas com sinais de adulteração. Os locais não tinham qualquer identificação, indicando se era um estabelecimento comercial ou galpão de armazenamento. A investigação teve início a partir do flagrante de uma pessoa em um desses galpões. Até a última atualização desta reportagem, uma pessoa havia sido presa.
Desmanche de veículos
Pelo menos 53 carros foram desmanchados em dois galpões no bairro Graciliano Ramos. Durante as buscas, os policiais apreenderam veículos e peças automotivas com sinais de adulteração, bem como identificaram veículos com queixa de roubo no local. A Polícia Científica esteve no local para fazer a perícia no material encontrado. Ao g1, o delegado Wladney José, um dos responsáveis pela investigação, informou que a Polícia Civil já comprovou que os locais eram usados exclusivamente para veículos roubados.
Investigação e Resultados
“É totalmente desmanche de carro roubado, exclusivo. Não tem carro de sucata, nem de leilão. É tudo roubado mesmo”, afirmou. As investigações começaram após cruzamentos de dados na Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos, que apontaram o alto número de registros e a movimentação suspeita. “Foi daí que nasceu a investigação. Começamos a identificar onde esses veículos estavam e agora estamos compreendendo o que está acontecendo”, explicou o delegado.
Segundo ele, já há a confirmação de que 53 veículos foram desmanchados nesses locais, o que aponta para a atividade criminosa funcionando há um bom tempo. “A gente está levantando ainda o tempo exato, porque o esquema se mudou de um bairro para o outro, mas pelas informações já temos a confirmação desse número expressivo de veículos”, destacou.
Prisão e Combate ao Crime
“Tudo começa aqui. A gente identificou endereço também em Pernambuco e vamos checar isso. Eles tentam se desfazer logo do motor, da caixa de marcha e do painel para não ficarem expostos a flagrante, mas tivemos sorte e pegamos alguns motores, várias transmissões e painéis, o que prova o roubo na sua totalidade”, completou o delegado. Sobre o valor movimentado pelo esquema, o delegado disse que não tem como mensurar e afirma saber que não as ações não se limitam a esses dois locais. O inquérito segue em andamento para apurar a participação de outros envolvidos e a real dimensão do esquema. "A delegacia precisa manter esse trabalho constante para inibir esse tipo de crime”.
Até a última atualização desta reportagem, um homem havia sido preso. Ele foi conduzido para a sede da Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos (DRFV), onde foi autuado por receptação e adulteração de sinal identificador de veículo automotor. Segundo a PC, a descoberta dos desmanches resulta no combate de práticas criminosas relacionadas ao furto e roubo de veículos, além de coibir o comércio ilegal de autopeças. A operação contou com o trabalho integrado de equipes da Diretoria de Inteligência Policial (Dinpol), da DRFV), da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) e da Operação Policial Litorânea Integrada (Oplit). As ações foram coordenadas pelos delegados Thales Araújo, Wladney José e Bárbara Porto.