PGR pede ao STF para manter prisão de Braga Netto
03/06/2025, 10:09:29PGR se manifesta sobre a prisão de Braga Netto
A Procuradoria-Geral da República (PGR) enviou nesta segunda-feira (2) ao Supremo Tribunal Federal (STF) um parecer que recomenda a manutenção da prisão do general Walter Braga Netto. A detenção do general, que está no centro das investigações sobre uma suposta trama golpista, teve início em dezembro do ano passado.
Contexto da prisão
Braga Netto, que foi vice na chapa de Jair Bolsonaro em 2022, está preso devido a acusações de tentar acessar informações sigilosas relacionadas à delação de Mauro Cid, ex-ajudante de ordens do ex-presidente. O parecer que solicitou a manutenção da prisão foi enviado após um recurso da defesa de Braga Netto, que busca a revogação da decisão do ministro Alexandre de Moraes, responsável por sua detenção.
A posição da PGR
No documento enviado ao STF, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, argumentou que a prisão é essencial para garantir a integridade do processo judicial. Ele destacou que "a gravidade concreta dos delitos, a lesividade das condutas e os perigos de reiteração delitiva e de obstáculo à instrução criminal" justificam a necessidade de manter a custódia cautelar do general.
Próximos passos
Com a remessa do parecer ao STF, o tribunal agora deverá avaliar a situação. Contudo, ainda não há uma data definida para que a decisão sobre o caso de Braga Netto seja tomada.