Furacões de 2025 têm nomes divulgados pela NOAA

Furacões de 2025 têm nomes divulgados pela NOAA

Acompanhe a temporada de furacões de 2025

A temporada de furacões no Atlântico de 2025, do Hemisfério Norte, começa oficialmente neste domingo (1º) e, segundo a Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos EUA (NOAA, da sigla em inglês), poderá ter um número de tempestades acima do normal. Esse período se estende até 30 de novembro, quando os furacões costumam se formar no Oceano Atlântico.

Em 2024, presenciamos fenômenos significativos, como o furacão Milton, que atingiu a categoria 5, o que fez dele o ciclone mais forte do ano, além do furacão Helene, que causou danos na costa oeste dos Estados Unidos.

Expectativas para a nova temporada

Para a temporada de 2025, os meteorologistas da NOAA estimam uma chance de 60% de formação de entre 13 a 19 tempestades que receberão nomes. Destas, é previsto que de seis a 10 se transformem em furacões, com a expectativa de que entre três e cinco atinjam a categoria de grandes furacões.

As tempestades são classificadas como grandes furacões quando pertencem à categoria 3 ou superior, apresentando ventos constantes de pelo menos 178 km/h. Por outro lado, a categoria 5, que é o nível mais alto, produz ventos de pelo menos 252 km/h.

Além disso, a NOAA apontou que há 30% de chance de uma temporada