Elon Musk nega uso abusivo de drogas em resposta

Elon Musk nega uso abusivo de drogas em resposta

Defesa de Elon Musk contra as acusações

O bilionário Elon Musk negou ter feito uso abusivo de drogas enquanto participava da campanha presidencial de Donald Trump. A acusação foi publicada em uma reportagem do The New York Times, que se baseou em relatos de pessoas próximas a Musk, indicando um consumo que ia além do uso ocasional. Em sua defesa, Musk afirmou: "Eu não estou usando drogas! O New York Times estava mentindo descaradamente. Eu experimentei cetamina prescrita há alguns anos e falei isso no X, então isso nem é novidade. Ela ajuda a sair de buracos mentais sombrios, mas não a usei desde então", declarou Musk em resposta a um usuário do X.

Detalhes da reportagem

De acordo com a reportagem, Musk comentou que chegou a tomar tanta cetamina, um poderoso anestésico, que isso estava afetando sua bexiga, um efeito colateral conhecido do uso crônico. A matéria também sugere que ele teria usado ecstasy e cogumelos psicodélicos, além de apresentar-se com uma caixa de medicamentos diários contendo cerca de 20 pílulas, incluindo as do estimulante Adderall, conforme indicado por uma foto da caixa e testemunhos de pessoas que a viram.

Comportamento e relacionamento com o governo

A reportagem do New York Times também levanta a questão de se Musk estava sob a influência de drogas durante a sua presença frequente na Casa Branca este ano, onde recebeu a tarefa de reduzir a burocracia federal. O texto menciona que Musk demonstrou um comportamento errático, como insultar membros do gabinete e gesticular de maneira inadequada durante uma entrevista encenada.

Na noite de quarta-feira (28), Musk anunciou que estava encerrando seu trabalho com o governo. Ele expressou desilusão com a política e frustração diante dos obstáculos que enfrentou ao tentar eliminar a burocracia federal. Apesar dos desafios, mantém uma boa relação com Trump, segundo autoridades da Casa Branca, mas deixou claro que está desiludido com o governo americano.

Financiamento político

Musk foi um dos maiores doadores políticos conhecidos nas eleições de 2024. Este ano, ele havia declarado a assessores de Trump que pretendia doar US$ 100 milhões a grupos aliados antes das eleições de meio de mandato de 2026. No entanto, informações de diversas fontes indicam que o dinheiro ainda não foi repassado até esta semana, levando a especulações sobre as dinâmicas nas relações de bastidores.

Essa dinâmica entre Musk e o governo dos EUA levanta questões sobre a fortaleza da aliança entre o presidente e o homem mais rico do mundo, especialmente em um cenário político tão conturbado.