Trump anuncia aumento das tarifas de aço importado

Trump anuncia aumento das tarifas de aço importado

Trump e o aumento das tarifas sobre o aço

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta sexta-feira (30), em um comício na Pensilvânia, que planeja aumentar as tarifas sobre o aço importado pelo país de 25% para 50%. A medida, se confirmada, poderá intensificar a pressão sobre os produtores globais da commodity e aprofundar a guerra comercial.

"Vamos impor um aumento de 25%. Vamos passar de 25% para 50% nas tarifas sobre o aço importado para os Estados Unidos, o que vai proteger ainda mais a indústria siderúrgica americana", disse ele.

Impactos na indústria e no comércio

A cobrança de tarifas de 25% sobre todas as importações de aço e alumínio nos EUA entrou em vigor em 12 de março. O Brasil, que ocupa o posto de segundo maior fornecedor de aço do país, foi impactado, além do Canadá, que é o maior fornecedor, e México, que vem na sequência.

Os Estados Unidos são o maior comprador de aço do Brasil. Em 2024, o país foi o destino de 47,9% das exportações brasileiras de aço e ferro. Foram US$ 4,677 bilhões (cerca de R$ 27 bilhões) em produtos brasileiros do conjunto de “Aço e Ferro” para os Estados Unidos. O segundo maior comprador do Brasil é a China, que correspondeu por 10,7% das exportações de aço e ferro brasileiros.

Conclusão

Essas informações ressaltam a importância do comércio de aço entre os países, além dos potenciais efeitos que o aumento das tarifas pode ter nas relações comerciais e na economia global. Os interessados em acompanhar essas mudanças devem ficar atentos às próximas notícias e desenvolvimentos nessa área.