Santa Casa de Maceió Inova Atendimento com Pneumologistas Especializados

Santa Casa de Maceió Inova Atendimento com Pneumologistas Especializados

Santa Casa de Maceió Inova no Atendimento Respiratório

A Santa Casa de Maceió agora conta com um serviço de pneumologia robusto e especializado, destinado a atender tanto a população com doenças respiratórias já diagnosticadas, quanto aqueles que buscam otimizar sua saúde pulmonar. Formado por quatro especialistas, o grupo tem se destacado pelo atendimento humanizado, exames de alta precisão e técnicos especializados.

“O que antes era feito por um único pneumologista, hoje conta com um grupo formado por profissionais com diferentes subespecialidades, que atuam em todas as frentes que a pneumologia exige”, destacou a pneumologista Fátima Alécio, coordenadora da iniciativa. Além dela, os médicos Miriã Silva, Márcio Henrique e Alisson Palmeira integram o grupo.

O serviço funciona sete dias por semana, garantindo acompanhamento contínuo dos pacientes internados com problemas respiratórios. Após a alta hospitalar, o atendimento tem continuidade nos ambulatórios e consultórios, onde cada profissional atua de forma complementar conforme sua área de atuação.

De acordo com a coordenadora do serviço, a assistência não se limita às unidades da Santa Casa. Pacientes idosos, acamados ou com dificuldade de locomoção podem receber atendimento domiciliar. “Nós vamos até eles. E também oferecemos telemedicina, uma modalidade que ganhou força com a pandemia e veio para ficar”, ressalta Fátima Alécio.

Outra inovação do serviço é a possibilidade de internação exclusivamente via pneumologia, algo ainda não visto em Alagoas. “Anteriormente, os pacientes com problemas respiratórios precisavam ser internados por outras especialidades, como clínica geral, geriatria ou emergência, e só depois o pneumologista era chamado para avaliação. Com o grupo, conseguimos fazer esse trabalho ampliado e seguir o que já acontece em estados, como Pernambuco e São Paulo”, explica a pneumologista Miriã Silva.

O modelo de atendimento adotado pelo hospital tem gerado impacto significativo nos tratamentos, principalmente com o aumento da demanda pós-pandemia. “Muitas pessoas que não se preocupavam com doenças respiratórias antes, começaram a buscar avaliação médica depois da pandemia. A Covid-19 ajudou a mostrar que os pneumologistas e infectologistas são especialistas fundamentais nesse processo”, afirma a especialista.

Além do acompanhamento médico especializado nos consultórios e leitos do hospital, o Laboratório de Função Pulmonar da Santa Casa de Maceió é o único em Alagoas a realizar a pletismografia (prova de função pulmonar completa). No local ainda são realizados o teste de caminhada e a espirometria (prova de função simples). A ergoespirometria, também conhecida como teste cardiopulmonar de exercício (TCPE), que avalia o funcionamento dos sistemas cardiovascular, respiratório e metabólico durante o esforço físico, está em fase de implantação.

Os exames, além de importantes para acompanhar a evolução de doenças já diagnosticadas, auxiliam atletas, ou simplesmente pessoas que fazem exercícios físicos, e servem para prevenir problemas de saúde. “Muitas pessoas buscam avaliação cardíaca antes de iniciar atividades físicas e esquecem da importância de avaliar a função pulmonar. Nosso laboratório permite identificar riscos e garantir que o exercício físico seja feito com segurança”, alerta Fátima Alécio.