CSA busca reforços e confirma contato com Jonathan Gómez
29/05/2025, 14:49:26CSA se prepara com novos reforços
Os recursos que o CSA conquistou com a classificação na Copa do Brasil têm movimentado o departamento de futebol do clube. Na última quarta-feira, o executivo Jadson Oliveira conversou com a imprensa para explicar como o CSA está gerenciando a quantia arrecadada e revelou que o meio-campista argentino Jonathan Gómez voltou a ser mencionado como um possível reforço para a equipe.
Recuperação e reforços necessários
- Sabemos que o CSA está numa recuperação judicial e que tem alguns compromissos que precisam ser cumpridos pelo clube. Hoje, temos um elenco muito curto, com apenas 21 atletas de linha disponíveis para o professor, devido a alguns jogadores no departamento médico, que totalizam cinco. Em face do nível das competições que estamos disputando e nestas fases finais de grande importância, como a Copa do Brasil, a Copa do Nordeste e a nossa principal competição, que é a Série C, é evidente que precisamos reforçar o elenco.
Contato com Jonathan Gómez
Jadson discutiu o interesse do CSA em trazer de volta o meia Jonathan Gómez, confirmando que um contato inicial foi feito, mas alertou que a negociação não será simples.
- O Jonathan é um grande atleta, teve uma passagem significativa aqui no clube e, assim que rescindiu com o Rosário, muitos clubes se mostraram interessados. O CSA não poderia deixar essa oportunidade passar e também se movimentou. Agora, é deixar as coisas nas mãos de Deus e torcer pelo melhor para o clube. Não posso afirmar que sim ou que não, mas garanto que qualquer jogador livre e disponível no mercado, o CSA irá buscar. Estamos na luta e vamos ver o que pode acontecer no futuro.
Jonathan foi um dos destaques do CSA na Série A de 2019 e, atualmente, aos 35 anos, está à procura de uma nova equipe. Ele chegou a negociar com a diretoria do CSA em 2022, mas não houve acordo.
Neste ano, Jonathan participou de três jogos pelo Rosário Central da Argentina, tendo atuado pela última vez em 28 de fevereiro, contra o Boca Juniors, no Campeonato Argentino. No entanto, no ano anterior, ele havia jogado 40 partidas, alternando entre o Rosário e o Racing.
Novidades no elenco
Além do lateral-direito Diogo Batista, que foi apresentado oficialmente na quarta-feira, Jadson afirmou que outros reforços estão a caminho.
- Não tenho dúvidas de que estamos atentos ao mercado e às oportunidades. Trouxemos o Diogo (Batista), um atleta que não precisa de maiores apresentações, com experiência em Série A e Série B. A torcida pode ficar tranquila, pois nos próximos dias vamos nos reforçar ainda mais, dando mais opções ao Higo para as fases decisivas das competições que são extremamente importantes para o clube.
Perguntado sobre o atual cenário do mercado de transferências, o dirigente azulino comentou que os jogadores estão priorizando clubes que adotam o modelo SAF (Sociedades Anônimas do Futebol).
- Há muitas opções, mas o mercado está um pouco inflacionado porque muitos clubes são SAF. Com essa grande variedade, é natural que os atletas optem por essas equipes, o que acaba transformando a contratação em um verdadeiro leilão. Para clubes que não possuem esse modelo, isso pode ser um desafio. O que o CSA tem feito de diferente? Estamos vendendo nosso projeto, nossa estrutura e os compromissos que temos nas três competições nacionais que ainda estamos participando, ressaltando nossa principal competição, que é a Série C do Campeonato Brasileiro. Obviamente, não podemos abrir mão das outras competições - enfatizou o dirigente.
- Essa abordagem tem sido fundamental para atrair jogadores. O próprio Camacho, nosso capitão, desejado por várias equipes, e o Diogo, que estava com propostas de dois clubes da Série B, decidiram vir para cá. Isso mostra como estamos construindo um relacionamento forte e apresentando a grandeza do CSA.
Perfil dos novos jogadores
Jadson Oliveira ainda explicou qual o perfil de jogadores que o CSA busca para o restante da temporada.
- Isso varia bastante. Às vezes, um atleta trazido para compor o elenco acaba se tornando titular. Estamos à procura de jogadores com o perfil do Diogo; atletas que tenham experiência em acesso, que tenham jogado em clubes grandes, mas que também compartilhem do DNA e das características de jogo do CSA. Desde que chegamos aqui, temos trabajado para montar uma equipe que conseguiu reverter uma situação crítica, onde tínhamos 97% de chance de rebaixamento; e o time que está se apresentando agora traz a verdadeira essência do clube.
Conforme o executivo, o grupo montado em 2025 reflete a identidade do CSA.
- Das metas que estabelecemos, apenas uma não foi cumprida. Todas as outras foram alcançadas. Esse grupo se provou vitorioso e possui a cara do CSA. Precisamos reforçar o time, mas sem perder nossa identidade, que é fundamental para a contratação de qualquer atleta.