Penedo intensifica combate à dengue durante chuvas

Penedo intensifica combate à dengue durante chuvas

Alerta sobre o mosquito Aedes aegypti


Com as chuvas constantes, a Prefeitura de Penedo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), alerta os moradores para evitar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti dentro de casa e nos quintais. Neste período, o inseto transmissor da dengue, chikungunya e zika procura locais quentes e úmidos para colocar seus ovos e, por isso, os cuidados para evitar água parada devem ser redobrados.

A Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Penedo realiza diversas ações de combate à dengue ao longo do ano, entre elas as visitas constantes dos Agentes de Endemias. Além disso, os moradores contam com mutirões nos bairros com maiores índices de focos.

Cuidados necessários para a população


A SMS reforça que a população deve manter a limpeza frequente dos quintais, caixas d’água e reservatórios, além de não deixar água parada em pneus, vasos de plantas, garrafas ou qualquer outro recipiente que acumule água para a reprodução do mosquito. Os bebedouros dos animais também são locais que precisam de atenção e devem ser lavados com frequência.

Sintomas da dengue


Os principais sintomas da dengue são febre alta, dor de cabeça intensa, dores musculares e articulares, mal-estar geral, náuseas e vômitos, e manchas vermelhas no corpo. Em casos mais graves, podem ocorrer sangramentos de mucosas (nariz, gengivas) e, em situações extremas, choque e falência múltipla de órgãos. Procure uma unidade de saúde mais próxima ao apresentar algum desses sintomas.

Para mais informações, mantenha-se atualizado e coloque em prática as recomendações dadas pela Secretaria Municipal de Saúde.