Militares do Bope recebem bônus por apreensão de fuzis
28/05/2025, 20:45:11Bonificação para os agentes do Bope
Agentes do Batalhão de Operações Especiais (Bope), a elite da Polícia Militar do Rio de Janeiro, vão receber uma bonificação de aproximadamente R$ 5 mil no salário de maio pela apreensão de fuzis. A bonificação, totalizando R$ 120 mil, se refere à apreensão de 24 armas de longo alcance e será dividida entre 26 policiais, independentemente de estarem em serviço ou durante a folga remunerada.
Decisão do governador
No decreto assinado pelo governador Cláudio Castro, está especificado que o valor será repartido pela equipe, caso a apreensão tenha sido realizada por mais de um agente. "Criei esse bônus não apenas como uma forma de estímulo aos policiais, mas também como uma ação estratégica dentro do plano de redução da letalidade policial", afirma o governador.
Ações de segurança e estatísticas
Em seu discurso, o governador destacou que, no ano anterior, "as forças estaduais de segurança apreenderam 732 fuzis; este ano, apenas a Polícia Militar já confiscou 264." Para ele, é fundamental que a legislação seja alterada, impondo penas mais severas para criminosos detidos com fuzis, que são considerados armas de guerra.
Protocolos exigidos para o bônus
Desde a apreensão até o pagamento do bônus, há uma série de protocolos estabelecidos pelo decreto. Uma das exigências é a realização de um laudo pericial da arma, realizado pelo Departamento Geral de Polícia Técnico-Científica da Polícia Civil. Este laudo é essencial e precisa ser anexado ao procedimento policial que resultou na apreensão do fuzil.