Gabriela Barros denuncia racismo após demissão em Maceió

Gabriela Barros denuncia racismo após demissão em Maceió

Quem é Gabriela Barros?

Gabriela Barros tem 21 anos, é natural de Maceió, estudante de publicidade e propaganda e ativista das lutas em defesa da população negra. Um vídeo onde ela denuncia sua demissão por racismo viralizou nas redes sociais.

O caso de demissão

Gabriela foi demitida após colocar tranças no cabelo em uma empresa de Maceió. Ela é a irmã caçula e já está engajada em movimentos sociais desde 2022. A jovem registrou um Boletim de Ocorrência (B.O.) contra a sua ex-chefe e denunciou o caso à Justiça do Trabalho.

A luta contra o racismo

No vídeo publicado, Gabriela compartilha sua experiência negativa após a demissão e chama a atenção para o racismo nas empresas. ‘Eu sou membro do Click Niggas desde o início do projeto, que mudou a minha vida’, diz ela, enfatizando como os coletivos sociais a ajudaram a ter uma nova visão de mundo. Ela recebeu apoio emocional após o ocorrido e destacou a importância da sua rede de suporte.

O impacto dos coletivos

Jovens como Gabriela estão mudando a narrativa sobre a cultura negra e as representações nas mídias. Ela integrou projetos como o Click Niggas e o Ankh, que visam fortalecer a voz da comunidade negra e dar visibilidade aos desafios enfrentados. ‘Através dos projetos eu recebi algumas oportunidades para desfilar e fazer algumas fotos’, conta a jovem, que se mostrou disposta a seguir em frente.

Testemunho de Gabriela

Além de sua jornada como ativista, Gabriela denunciou o tratamento que recebeu em sua empresa. Em um relato emocionante, ela compartilha: ‘Tire essa trança hoje. Se for para vir amanhã para a empresa, nem venha com essa trança. Estou te avisando’, disse sua ex-chefe. A jovem não hesitou em se posicionar contra essa afronta à sua identidade e ancestralidade.

Próximos passos

Após registrar o B.O. e denunciar a situação à Justiça, Gabriela deve prestar depoimento à Polícia Civil na próxima quarta-feira (21). O advogado Pedro Gomes, que acompanha o caso, afirma que os desdobramentos ainda estão em andamento e a busca por justiça continua. A reportagem do g1 tentou contatar a ex-chefe, mas não obteve resposta.

Considerações Finais

Gabriela Barros se tornou um símbolo de resistência e luta contra o racismo em ambientes de trabalho. A sua história inspira muitas outras pessoas a se levantarem e denunciarem abusos, mostrando que a mudança é possível e necessária para construir um futuro mais justo.