Saneamento Básico: uma solução ou um crime diante dos falastrões?

Uns vivem da pregação do terror. Outros da verdadeira informação. Diferente assim.

Saneamento Básico: uma solução ou um crime diante dos falastrões?

É de domínio público que nenhuma empresa de abastecimento de água dos municípios brasileiros de médio e pequeno porte tinham condições de realizar as obras do saneamento básico por conta própria ou com as parcerias públicas privadas. Quem defende essa tese e que já foi prefeito, porque não o fez? Com a resposta os bons tocadores de viola de boca.

Em Penedo a empresa Águas do Sertão tem prestado um serviço de abastecimento de água em piores condições que o antigo SAAE que nunca em tempo algum, abriu uma rua para fazer o saneamento básico, cláusula pétrea para se atender ao Marco Regulatório do Saneamento Básico no Brasil, e se manter diante da União com as plenas condições de contratualização.

Portanto, conclui-se que o SAAE sozinho não chegaria a lugar algum sem a participação no consórcio que elegeu empresas em Alagoas para assumirem os serviços de abastecimento de água e esgoto, o que nos trouxe a Águas do Sertão para nosso município.

Quanto aos serviços deficitários atualmente no quesito abastecimento de água, a Águas do Sertão tem que ser ajuizada nos órgãos públicos para cumprir minimamente o que tínhamos com a administração do SAAE. 

Não existem soluções com churumelas e reclamações mesmo que fundamentadas em emissoras de rádio ou pelas redes sociais. O local certo para tais reclamações e cobranças na prestação de serviços, incluindo danos morais e indenizações financeiras pela perda das condições ideais da antiga vida dos penedenses, é na JUSTIÇA!

Quanto às obras do saneamento básico sendo realizadas gerando transtornos no trânsito e trafego de veículos nas principais ruas e avenidas da cidade, isto faz parte da chegada do progresso e do desenvolvimento. 

E, sobre as lamúrias de quem vive a instigar a população contra os preços a serem cobrados nas contas de águas após o pleno funcionamento da taxa de esgoto, que vá morar nas cidades onde já funciona o saneamento básico para ver se ouve reclamações nas rádios locais? 

Em Penedo devem existir tantas outras coisas mais importantes para se falar e se cobrar dos órgãos que viver choramingando pelas contas que advirão trazendo melhorias na saúde pública da população.   

Creditos: Raul Rodrigues