Descubra os encantos de Nice na França
18/05/2025, 04:46:42Um olhar profundo sobre Nice
Nice, França – Foi na Idade da Pedra que o homem deixou seus primeiros vestígios em Nice, quinta cidade mais populosa da França. Ali, na hoje Provence-Alpes-Côte d’Azur, uma das 18 regiões administrativas do país europeu, que tirava da natureza o seu sustento, como comprovado pelo sítio arqueológico de Terra Amata. E, claro, observava o belíssimo mar.
Milhares de anos depois, a cidade segue proporcionando o deslumbramento de suas águas de azul único, paisagens admiráveis, muita história e gastronomia incrível. A revista GPS|Brasília conheceu as cores, sabores e aromas de Nice. E admirou-se com as paisagens incríveis que são a marca desta região, que se estende também ao Principado de Mônaco e à Riviera Italiana.
História e cultura de Nice
Fundada oficialmente pelos gregos há mais de 2.300 anos, a mediterrânea Nice fica na fronteira com a Itália – já pertenceu, inclusive, a impérios e reinados que hoje estão no território da república vizinha. Como tem clima agradável, especialmente no inverno, e a vista do mar e dos Alpes, cresceu como um grande balneário aristocrático multinacional, especialmente a partir do século XVIII, o que rende à cidade um lugar na lista de Patrimônio Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
A influência estrangeira, especialmente britânica e russa, era tamanha que, em 1832, quando ainda pertencia ao reino de Sabóia-Piemonte-Sardenha, a cidade elaborou um plano urbanístico com caminhos propícios à convivência. O mais importante veio já quando a cidade passou aos franceses, em 1860: o Promenade des Anglais (Passeio dos Ingleses), trilha à beira-mar onde os estrangeiros faziam seus passeios.
Até hoje, o Promenade des Anglais encanta quem passa por ali. Afinal é um dos pontos mais tradicionais para turismo, com um charme especial. Logo abaixo do grande calçadão há dezenas de praias, como a du Centenaire, Beau Rivage, deL’Opera e Ponchettes. A maioria com pedras no lugar da areia, usadas como importante aterro na época da construção.
Mercados e gastronomia local
Ao longo deste imenso calçadão, há charmosos mercados de rua, como o Marché Aux Fleurs de Cours Saleya e o Marché aux Puces. Neles, é possível achar de tudo, como flores, livros, antiguidades e produtos de consumo, como chás, temperos e comidas típicas. Não deixe de experimentar, por exemplo, a socca, massa feita com farinha de grão de bico, que pode ser servida como uma pizza ou um crepe. Além disso, há dezenas de bares e restaurantes nas imediações.
Não deixe, também, de dar um passeio na Place Garibaldi e no centro histórico, todos muito perto um do outro e do Promenade des Anglais, com caminhadas de 15 minutos, no máximo. A cidade é muito segura, logo é possível passar por lugares ultracharmosos, com edifícios de arquitetura histórica e lindas praças sem se preocupar.
Explorando bairros e atrações
Outro ponto interessante é o bairro de Cimiez, também por sua arquitetura da Belle Époque. O local ganhou notoriedade especial com as visitas da rainha Vitória, da Inglaterra, homenageada com uma estátua por lá. O ápice deste período foi a construção do Excelsior Regina Hotel, hoje um complexo de apartamentos luxuosos, que mantém a arquitetura de 1896.
Há outras atrações que devem estar em todo o programa em Nice. Uma delas é uma visita ao Musée Matisse Nice, também em Cimiez. O pintor, desenhista, gravurista e escultor chegou a Nice em 1916, para passar o inverno, mas acabou ficando na cidade até sua morte, em 1954. A coleção tem quase seiscentas obras, doadas por Henri Matisse e seus herdeiros à cidade, e compreende um período de mais de sessenta anos de criação, que vão desde escultura e quadros de cores fortes até as composições com papéis recortados e pintados com tinta guache, além de objetos pessoais do artista.
Outro local imperdível é a Villa Kérylos, em Beaulieu-sur-Mer, que fica a menos de dez quilômetros de Nice. Trata-se de um lindo palácio debruçado em uma colina, com ampla vista para o mar e decorado como uma casa grega de Delphos, no século II a.C., em seus mínimos detalhes, desde pisos e móveis aos jardins.
Experiências únicas e encantos de Nice
Impossível conhecer Nice sem mergulhar em alguns universos paralelos. Os vinhos da Provença e os perfumes também merecem um encaixe na viagem. Portanto, separe pelo menos três períodos (manhã ou tarde) para experiências que vão marcar sua passagem pela cidade.
No capítulo perfumes, aproveite sua esticada a Èze e visite a Parfumerie Galimard, uma das primeiras do país, fundada em 1747 por Jean de Galimard, perfumista da corte de Luís XV. Além das fragrâncias da casa, você pode criar seu próprio perfume no Studio des Fragrances.
Onde comer em Nice
Em Nice, caiu por terra parte do axioma que afirma que “francês come muitas porções com pouca comida”. É fato que a sequência de pratos segue sendo uma tradição. Mas as porções foram fartas.
A refeição mais diferenciada foi no Le Restaurant du Couvent, localizado no icônico Hôtel du Couvent – como o nome induz a pensar, um antigo convento transformado em joia da hotelaria. O menu é diferenciado e vale investir em uma refeição completa.
Conclusão
Nice, com sua rica paisagem e cultura vibrante, é um destino que promete encantar a todos os seus visitantes. Desde as magníficas vistas do Promenade des Anglais até as delícias gastronômicas e culturais que a cidade oferece, há algo para cada um. Planeje sua visita e mergulhe nos encantos desta joia da França!