Chuvas causam alagamentos e deslizamentos em Maceió

Chuvas causam alagamentos e deslizamentos em Maceió

Alagamentos e deslizamentos em Maceió

Na Ladeira Geraldo Melo, parte de uma barreira deslizou. Segundo a Defesa Civil de Maceió, choveu em maio 76 mm, o que representa 25% do esperado para todo o mês.

Começou a chover forte em vários bairros de Maceió no final da tarde deste sábado (17). Ruas ficaram alagadas, causando transtornos a moradores e motoristas. A previsão é de chuva forte em todo estado. No Farol, parte da barreira que fica na Ladeira Geraldo Melo deslizou. Equipes do Departamento Municipal de Transporte e Trânsito (DMTT) interditaram uma mão da via. Na Jatiúca, um trecho próximo ao Parque da Mulher ficou totalmente tomado pela água. Choveu em maio 76 mm, o que representa 25% do esperado para todo o mês.

Ladeira Geraldo Melo foi parcialmente interditada pela Defesa Civil. A Defesa Civil emitiu uma nota às 18h informando que nas últimas 24h os pluviômetros da capital registram um acumulado de 55 mm de chuvas, com maior intensidade no bairro do Clima Bom. Choveu em maio 76 mm, o que representa 25% do esperado para todo o mês, que é 295 mm (leia na íntegra ao final do texto). Duas ocorrências foram registradas pelas equipes de plantão, uma por ameaça de colapso de edificação e uma por deslizamento de barreiras. Foi emitido um alerta para a possibilidade de deslizamentos de terra. A previsão indica continuidade das chuvas até segunda-feira (19).

No Farol, parte da barreira que fica na Ladeira Geraldo Melo deslizou. Equipes do Departamento Municipal de Transporte e Trânsito (DMTT) interditaram uma mão da via (veja vídeo no começo da matéria). A Defesa Civil de Maceió esteve no local pra remover parte de um muro que foi atingido. Ninguém ficou ferido. As equipes permaneceram no local fazendo os reparos e monitoramento necessários. Na Jatiúca, um trecho próximo ao Parque da Mulher ficou totalmente tomado pela água.

Na Colina dos Eucaliptos, poucos minutos de chuva deixaram as ruas alagadas e com forte vazão, dificultando a passagem de veículos. Na Mangabeiras, a Avenida Gustavo Paiva ficou tomada por água e barro que desceu da encosta, exigindo atenção redobrada dos motoristas. Em Cruz das Almas, a Avenida Pilar se transformou literalmente em um rio. A água ameaçava entrar nas casas. Um morador tentava sozinho encontrar a tampa da galeria para abrir e ajudar no escoamento da água. Na Vila Brejal, no bairro da Levada, o canal transbordou mais uma vez. A água suja tomou conta das ruas rapidamente em pouco tempo de chuva. No Murilópolis, uma árvore que ficava no canteiro caiu. Motoristas que passavam no local fizeram vídeo para alertar sobre o obstáculo, que tomou metade da pista.

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) divulgou alerta na cor amarela, que significa Perigo Potencial para todo o Litoral e parte das regiões Agreste, Zona da Mata e Baixo São Francisco. De acordo com a previsão, deve chover entre 20 a 30 milímetros por hora até a meia noite. O volume de chuva pode chegar até 50mm. O INMET recomenda também que durante as pessoas fiquem atentas ao tempo e à movimentação nas encostas. Em situações de emergência, elas devem ligar para a Defesa Civil, no 190, ou para o Corpo de Bombeiros Militar, no telefone 193.

A Secretaria do Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas (SEMARH) monitora o nível dos rios que cortam Alagoas. Segundo a última atualização, feita às 17h do sábado (17), apenas o Rio Paraíba apresentava variação no nível e estava subindo. Os demais rios permaneciam com situação estável.

A Defesa Civil informa que nas últimas 24h os pluviômetros da capital registram um acumulado de 55 mm de chuvas, com maior intensidade no bairro do Clima Bom. Choveu em maio 76 mm, o que representa 25% do esperado para todo o mês, que é 295 mm. A Defesa Civil registrou duas ocorrências na tarde deste sábado (17), uma por ameaça de colapso de edificação e uma por deslizamento de barreiras. O órgão está em nível operacional de ATENÇÃO e já emitiu alerta para a possibilidade de deslizamentos de terra. A previsão indica continuidade das chuvas até segunda-feira (19). Para qualquer ocorrência, a população pode acionar a Defesa Civil pelo 199 ou 156. E para receber a mensagem de alerta, pode se cadastrar enviando o CEP por mensagem de texto para 40199.