Possível volta do “voto camarão” via federações pode garantir vitórias e antecipar derrotas
15/05/2025, 08:17:43Tem gente que pensa em ser candidato, mas não rezou o rosário apressado de quem manda. E tem gente que irá adoecer e desistir de terminar o mandato abrindo vaga para o jogo de Xadrez Político de MV I e Único.
Com a chegada de maneira silenciosa nas eleições passadas da famosa federação – fusão entre partidos – a mesma vem decretando um modus operandi da antiga política dos anos 1970/1980 – século passado – do qual faço parte, do chamado “voto camarão”.
O eleitor era forçado a votar na chapa completa do partido. De vereador a prefeito, deputado estadual e federal, governador, senador e presidente da república. Não existia a possibilidade se votar nos nomes, mas sim por partido.
Neste escrutínio que se aproxima, eleições de 2026, as denominadas federações trazem consigo quase as mesmas regras ou cláusula pétrea, se não estiver em nossa federação, que procure outra onde a derrota é crônica de morte anunciada.
Mas quem está tentando montar tais condições? Os que moram em Brasília, amigos do poder e cujas bases jurídicas lhes são favoráveis dentro e fora das quatro linhas.
Será a volta do “manda quem pode, obedece quem tem juízo”!