No jogo das vagas de 2026 conjecturas possíveis salvam ou sacrificam?

Renan Calheiros terá Renan Filho como batedor de esteira, e com certeza derrubará o boi na faixa como Campeão da pego de gado. O parque das eleições Calheiros conhece como ninguém.

No jogo das vagas de 2026 conjecturas possíveis salvam ou sacrificam?

Ventos de Brasília sopraram letras de siglas partidárias que levam consigo nomes e letras de políticos para vitórias quase certas, e para outros derrotas anunciadas com sacrifício de outrem. Mas assim sempre foi na política.

Uns riem e outros choram.

Com o advento das federações, donos ou caciques de partidos políticos criam as condições ideais para se elegerem, formando o elevador para as vagas do senado, guindastes para as vagas de deputado federal, e escada magirus para deputado estadual. 

E é neste contexto que ao fazermos nossas projeções com margem de acerto acima dos 93,33 a 95% dos vereadores eleitos em Penedo a cada eleição, para deputado estadual com 77,77% de acertos, os mesmos 77,77% para deputado federal, e acima de 90% para senador, números estes comprovados por quem nos conhece, nos lê no correiodopovopenedo.com.br, ou que agora nos ouve na Penedo FM, 97.3 MHz que anunciamos as nossas opiniões sempre.

Sendo assim seguem nossas projeções sob o olhar das possibilidades:

Se JHC decidir for candidato a senador, acabam as chances de Arthur Lira chegar à Casa do Salão Azul. Este terá que descer para a disputa de deputado federal, o que afeta decisivamente a caminhada de Alfredo Gaspar. E Lira terá que inventar um candidato a governador para chamar de seu.

Caso JHC mantenha a sua candidatura a governador, empurra Arthur Lira para a disputa com chances de ser o novo senador por Alagoas. 

Porém, JHC enfrentará uma parada indigesta ao enfrentar Renan Filho com todo o apoio de Paulo Dantas no governo do estado até o final do mandato e Marcelo Victor como maior articulador da chapa que continuará mantendo a maioria dos deputados estaduais sob o seu comando, grande parte dos deputados federais, em torno de 50%, e assim manterá a sua preeminência sobre o estado de Alagoas nas áreas que lhe interessa. Três contra um é imoral.    

Creditos: Raul Rodrigues