Descubra os faróis mais belos do mundo

Descubra os faróis mais belos do mundo

O Farol da Barra, em Salvador (BA), é um dos mais bonitos e significativos do mundo

Construído em 1698, é o mais antigo do Brasil. Servia para orientar os comandantes das embarcações que chegavam à baía de Todos os Santos e levavam açúcar e outras especiarias para a Europa.

No Carnaval, o farol da Barra foi cenário de uma folia de rua vibrante que ganhou fama mundial. E que se repete todos os anos.

Os faróis são estruturas fundamentais para a proteção de navegantes. Servem de guia para a aproximação da costa.

E, geralmente, eles são tão atraentes que se tornam ponto de visitação de turistas. Veja alguns dos mais espetaculares faróis do mundo.

Kiz Kulesi, Turquia

Fica em Istambul. Construído em 408 a.C, com o objetivo de controlar os navios persas entre o lado ocidental e oriental.

Farol de Neist Point, Escócia

Fica na Ilha de Skye, maior do arquipélago das Hébridas. Construído em 1900, fica à beira de gigantescas falésias.

Farol de Cape Otway, Austrália

Fica no encontro do Estreito de Bass com o Oceano Antártico, no estado de Victoria, na Great Ocean Road. Faz parte do Parque Nacional Great Otway. Construído em 1848, é o mais antigo da Austrália.

Farol de Lindau, Alemanha

Fica no lago Lindau, na cidade homônima, fronteira da Alemanha com Áustria e Suíça. Construído em 1856, em frente à estátua de Leão Bávaro, esculpida em mármore para saudar os viajantes que chegavam. Sua torre de 33m de altura tem grande relógio.

St. Joseph Lighthouse, Estados Unidos

Fica no Lago Michigan e chama atenção pelas formações de gelo que cobrem parte da estrutura da torre por causa das ondas que batem nas épocas geladas.

Torre de Hércules, Espanha

Também conhecida como Farol de Brigantium, é o mais antigo em atividade no mundo (Construído entre os séculos 1 e 2 d.C). Já passou por reformas e adaptações. Boa parte não é inteiramente original. Desde 2009, é Patrimônio Mundial da UNESCO.

Peggys Point Lighthouse, Canadá

Construído em 1915, fica na entrada oriental da baía de St. Margaret, na província de Nova Escócia.

Farol de Fanad, Irlanda

Construído em 1818 na beirada de um penhasco, a pedido de moradores após um naufrágio no local em que todos morreram. Dizem que a área é mal assombrada.

Farol de Enoshima, Japão

Inaugurado em 2003 na Ilha de Enoshima para celebrar o 100º aniversário da companhia elétrica da cidade. Com 40m de altura, tem vista panorâmica do monte Fuji, da Península de Izu, das montanhas de Tanzawa e Hakone, da Península de Miura.

Farol de Tourlitis, Grécia

Construído em 1897, fica na costa de Chora, capital da ilha de Andros. O farol foi bombardeado na Segunda Guerra Mundial e, em 1994, foi restaurado.

Farol de Aveiro, Portugal

Construído entre 1885 e 1893, foi reformado em 1929. É feito de pedra e fica 66 metros acima do nível do mar. É o maior farol de Portugal.

Farol de Ouistreham, França

Construído no início do século 20, foi automatizado nos anos 1990. Tem famosas lentes Fresnel, que permitem ao farol retornar seus próprios feixes de luz. Tem 38m de altura e 171 degraus, na praia Ouistreham-Riva Bella, na Normandia.

Farol de Svörtuloft, Islândia

Construído em 1931, fica na praia da península vulcânica de Snaefelsnes. Tem 12m de altura e cor vibrante, como é o costume nos faróis do país.

Farol de Promthep Cape, Tailândia

Fica na colina do cabo Promthep, na ilha Phuket, na Tailândia. Construído em 1996 em homenagem ao Rei Bhumibol Adulyadej, abriga um museu náutico, altar budista e restaurante.

Farol de South Stack, País de Gales

Construído em 1809, fica na Ilha de Anglesey. Serve de orientação para navios que vão ou voltam dos portos de Holyhead e Dun Laoghaire.

Farol do Petit Minou, França

Fica na enseada de Brest, em Plouzané, cidade bretã de Finistère. Construído entre 1694 e 1697, faz parte de uma antiga fortificação.

Farol de La Jument, França

Construído entre 1904 e 1911, fica a 2 km da ilha de Ouessant e é um dos faróis mais espetaculares da costa francesa. Esse farol foi cenário de uma foto histórica. Em 1989, Jean Guichard registrou o faroleiro Theophile Malgorn com a porta aberta em meio a gigantescas ondas. Mas Malgorn fechou logo a porta ao ver a fúria das águas. A tela é tão famosa que reproduções são vendidas pela internet.