Governo de AL apresenta programa de incentivo ao esporte

Governo de AL apresenta programa de incentivo ao esporte

Iniciativa para o desenvolvimento esportivo

A iniciativa, que leva o nome da jogadora alagoana Marta Vieira, foi apresentada durante o Fórum Estadual de Formação Esportiva, reunindo quase mil pessoas ligadas ao esporte, provenientes de 102 municípios alagoanos. O evento ocorreu no Teatro Gustavo Leite e foi realizado em abril, organizado pelo Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), pela Secretaria de Estado dos Esportes, Lazer e Juventude (Selaj) e pelo Clube de Regatas Brasil (CRB).

Programa de Incentivo ao Esporte

Durante o evento, o Programa de Incentivo ao Esporte, batizado de "Marta Vieira", foi oficialmente lançado. Este programa possibilitará que empresas patrocinem atividades esportivas e, em troca, recebam descontos no ICMS pago ao Estado. O valor total do incentivo pode chegar a R$ 15 milhões em 2025.

Importância do evento

A secretária de Estado de Esporte, Lazer e Juventude, Lydia Pollyana, ressaltou que o evento marca um momento histórico para Alagoas. "Hoje, estamos recebendo aqui gestores municipais, presidentes de federações, associações, ligas e clubes, toda a comunidade esportiva e embaixadores que foram atletas olímpicos, como André Heller, Magic Paula e Lars Grael, que compartilharão suas histórias de vida e experiências no esporte", afirmou Pollyana.

segundo a secretária, o Fórum coloca Alagoas em evidência no cenário esportivo nacional e este novo programa de incentivo irá fortalecer ainda mais esta visibilidade. "O decreto já foi assinado pelo governador Paulo Dantas, mas oficialmente, hoje damos visibilidade ao programa de incentivo fiscal ao esporte, que nada mais é do que o apoio do Estado às empresas que queiram patrocinar, abraçar os nossos projetos sociais voltados ao esporte. Vamos conseguir acessar as comunidades e colocar Alagoas no cenário nacional, no alto rendimento", destacou Pollyana.

Apoio do Comitê Brasileiro de Clubes

O presidente do CBC, Paulo Maciel, elogiou o governo de Alagoas pela iniciativa pioneira em trazer um evento desse porte, que atraiu a inscrição de mais de 950 pessoas. Ele expressou seu entusiasmo em apoiar o desenvolvimento do esporte no estado. "Nos menores detalhes que tiver, a gente quer incentivar. Estou muito animado e tenho certeza que o governo acertou em trazer esse fórum aqui para Alagoas".

Participação de medalhistas olímpicos

O Fórum contou com a presença de cinco medalhistas olímpicos: André Heller, do vôlei de quadra; Magic Paula, do basquete; e Lars Grael, da vela. O medalhista olímpico Lars Grael destacou a importância do Fórum para o incentivo ao esporte no Brasil, especialmente em Alagoas, enfatizando a necessidade de uma coerência estratégica entre clubes, federações, confederações e outras instituições esportivas para evitar a dispersão de recursos públicos e otimizar o fomento esportivo.

O ex-atleta paralímpico alagoano, Yohasson Nascimento, atual vice-presidente do Comitê Brasileiro Paralímpico (CBP), também comentou sobre o evento, afirmando que ele permite uma gestão aprimorada nos clubes do estado, o que é vital para a descoberta de novos talentos e formação de atletas de alto rendimento. "Com o Programa de Incentivo Fiscal, o governo de Alagoas está provando a esses clubes que será possível unir a boa gestão com recursos financeiros e assim eles possam desenvolver ainda mais o esporte aqui em nosso querido estado de Alagoas", enfatizou Yohasson.

Informações sobre o programa

O Programa de Incentivo ao Esporte Marta Vieira proporciona às empresas alagoanas a chance de obter descontos no ICMS ao patrocinarem projetos esportivos. As entidades esportivas podem submeter seus projetos a empresas registradas na Secretaria da Fazenda, podendo cada entidade cadastrar até dois projetos por ano. A Selaj também realizará uma oficina para auxiliar na elaboração de projetos, que acontecerá no dia 15 de maio, no auditório Lauthenay Perdigão, localizado no Estádio Rei Pelé. Para este ano, o programa terá 0,3% da arrecadação de ICMS, totalizando R$ 15 milhões destinados ao incentivo do esporte alagoano.