Vaticano desmente rumores sobre cardeal e conclave

Vaticano desmente rumores sobre cardeal e conclave

Vaticano desmente boatos sobre cardeal


O Vaticano desmentiu nesta sexta-feira (28) as notícias que circularam sobre supostos problemas de saúde do cardeal Pietro Parolin, ex-secretário de Estado, durante as reuniões das Congregações Gerais pré-Conclave. O diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni, afirmou que a informação "não é verdadeira" e negou que Parolin tenha precisado de atendimento médico.

Quatro cardeais ainda aguardados


As reuniões preparatórias desta sexta-feira foram a oitava Congregação Geral, com pouco mais de 180 cardeais presentes, incluindo cerca de 120 eleitores. Segundo Bruni, ainda faltam chegar a Roma quatro cardeais eleitores. Dois deles já foram confirmados como ausentes no Conclave por motivos de saúde: Antonio Cañizares Llovera, arcebispo emérito de Valência, e John Njue, arcebispo emérito de Nairóbi. O cardeal Vinko Puljić, de Sarajevo, afirmou que poderá comparecer presencialmente se for acompanhado, e sua chegada está prevista para sábado (3).

Tema das reuniões


Na oitava Congregação, os cardeais discutiram temas como evangelização, comunicação com os jovens, papel das Igrejas Orientais, liturgia, Direito Canônico, sinodalidade, colegialidade e secularismo. Também foram abordados os escândalos financeiros e os casos de abusos sexuais dentro da Igreja, tratados como temas que exigem atenção contínua.

Participação de Juan Luis Cipriani


Bruni também confirmou que o cardeal peruano Juan Luis Cipriani, alvo de medidas disciplinares desde 2018, participa das Congregações Gerais, mas não estará presente no Conclave. Segundo a Constituição Universi Dominici Gregis, todos os cardeais podem participar das reuniões preparatórias, mesmo que não sejam eleitores.

Protocolos do Conclave


O Conclave seguirá protocolo em latim, sem tradução simultânea. Ele começará com a procissão dos cardeais, a pregação do cardeal Raniero Cantalamessa e a primeira contagem de votos. A acomodação dos cardeais na Casa Santa Marta será definida por sorteio.

Preparativos na Capela Sistina


A chaminé da Capela Sistina — de onde sairá a tradicional fumaça branca quando o novo Papa for eleito — já foi instalada, e testes devem ocorrer nos próximos dias. A Capela permanece fechada ao público para receber equipamentos, ajustes no piso e no sistema de áudio.

Os cardeais farão seus juramentos em latim, e o cardeal Raniero Cantalamessa, pregador emérito da Casa Pontifícia, conduzirá a pregação antes do início das votações. Matteo Bruni também esclareceu a situação do cardeal peruano Juan Luis Cipriani, que participa das Congregações, mas não votará no Conclave devido a sanções disciplinares.