Marido é preso após agredir esposa em Maceió

Marido é preso após agredir esposa em Maceió

Denúncia de violência psicológica

Uma mulher resolveu acionar a Polícia Militar na quarta-feira (30), em Maceió, após ser agredida verbalmente pelo marido. Ela relatou que foi chamada de "gorda e feia". O homem foi preso em flagrante.

Segundo a vítima, ela vem sofrendo maus-tratos há dois anos. No último incidente, ela menciona que o marido voltou a fazer referências pejorativas sobre seu corpo. O homem foi levado para a Central de Flagrantes.

A violência psicológica é um crime tipificado desde 2021, com pena variando de seis meses a dois anos de prisão, além de multa. Caso a conduta se configure como um crime mais grave, a pena pode ser aumentada.

Criminalização da gordofobia

O termo "gordofobia" tem sido cada vez mais utilizado para descrever o preconceito enfrentado por pessoas com sobrepeso. Apesar de ganhar notoriedade, ainda não existe uma legislação específica que criminalize a gordofobia. Entretanto, existem outros meios legais que podem ser utilizados para responsabilizar os agressors.

A prática pode ser classificada sob as categorias de injúria e danos morais, permitindo que a vítima denuncie essas ações discriminatórias.